7 de janeiro de 2025
Fernanda Torres faz história ao conquistar o Globo de Ouro
Compartilhe:

Após anos de espera, finalmente uma das famílias mais importantes do teatro e do audiovisual brasileiro teve seu trabalho reconhecido de uma forma inédita. Fernanda Torres conquistou um marco histórico ao se tornar a primeira brasileira a vencer o Globo de Ouro de Melhor Atriz, por sua atuação em Ainda Estou Aqui. A surpresa foi notável, até mesmo para a apresentadora Viola Davis, que anunciou com emoção a vitória da atriz brasileira.

Fernanda, que superou grandes nomes como Nicole Kidman e Angelina Jolie, subiu ao palco representando não só a si mesma, mas também um país que, em 1999, ficou desapontado quando Fernanda Montenegro não levou o prêmio de Melhor Atriz pela sua performance em Central do Brasil, outro sucesso do diretor Walter Salles. Em seu discurso, a atriz dedicou o prêmio à mãe, dizendo:

“Quero dedicar esse prêmio à minha mãe, que esteve aqui há 25 anos. Este prêmio é uma prova de que a arte pode sobreviver”.

Fernanda também destacou a importância do filme e a relevância do momento em que o mundo vive, afirmando: “Num momento de muito medo no mundo, este prêmio e esse filme representam muita coisa”. Ela ainda fez uma homenagem ao diretor Walter Salles, presente na cerimônia, exclamando: “Que história, Walter!”.

A noite também foi marcada por outras grandes conquistas. O filme Emília Perez foi um dos maiores vencedores, levando os prêmios de Melhor Filme de Comédia/Musical, Melhor Atriz Coadjuvante (Zoe Saldaña), e Melhor Música Original. Já O Brutalista levou os prêmios de Melhor Filme de Drama e Melhor Ator, com Adrien Brody, que emocionou a todos com um discurso de agradecimento. O ator recebeu aplausos de pé e ainda viu Brady Corbet ser premiado como Melhor Diretor.

Entre as séries, Xógum foi a grande vencedora, conquistando quatro prêmios, incluindo o de Melhor Série de Drama. Hiroyuki Sanada foi reconhecido como Melhor Ator, Anna Sawai como Melhor Atriz, e Tadanobu Asano como Melhor Ator Coadjuvante. A série Hacks se destacou na categoria de comédia, levando o prêmio de Melhor Série de Comédia e a estatueta de Melhor Atriz, para Jean Smart. Bebê Rena também brilhou, ganhando prêmios de Melhor Minissérie e Melhor Atriz Coadjuvante, para Jéssica Gunning.

Uma das surpresas da noite foi a vitória de Demi Moore como Melhor Atriz em Comédia/Musical, por sua atuação no filme de terror A Substância, que critica o padrão estético do mercado de show business. Aos 62 anos e com mais de quatro décadas de carreira, Demi foi finalmente reconhecida em uma grande premiação.

No lado oposto, Jodie Foster recebeu seu quinto Globo de Ouro por sua performance em True Detective, enquanto Kieran Culkin, irmão de Macaulay Culkin, fez história ao ganhar dois prêmios consecutivos em categorias distintas. Em 2024, Kieran foi reconhecido como Melhor Ator em Série de Drama, por sua atuação como Roman Roy em Succession, e em 2025, levou o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante em Filme por sua interpretação de Benji em A Verdadeira Dor.

*Fonte: Correio Braziliense

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/01/fernanda-torres-faz-historia-ao-conquistar-o-globo-de-ouro-na-categoria-melhor-atriz/