7 de agosto de 2025
Festa de São Benedito inicia dia 7 com entrega de
Compartilhe:

Começam nesta quinta-feira, 7, em várias paróquias, igrejas e comunidades do estado, os festejos em honra a São Benedito. Na capital, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e São Benedito, realiza programação de 07 a 11 de agosto.

A Igreja, situada na Rua do Egito, no Centro de São Luís, é um símbolo de resistência, fé e cultura afro-brasileira. A abertura da Festa de São Benedito, tradicional evento presente no calendário religioso e turístico da cidade, inicia às 18h com o Terço; em seguida, a ladainha às 18h30. Às 18h45, a Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (FUMPH) vai realizar a entrega da imagem restaurada de São Benedito; em seguida, haverá a Santa Missa, às 19h.

A imagem, datada do século XIX, foi cuidadosamente restaurada após passar por um criterioso processo de conservação, devolvendo ao povo a beleza e a integridade de um dos mais importantes ícones de sua devoção.

De 07 a 09 a programação inicia às 18h. No dia 10, domingo, as missas ocorrem às 7h30, 9h e 17h. Às 18h30 sai a tradicional procissão pelas ruas do Centro. No dia 11 ocorre a Missa de Despedida como forma de agradecimento pela Festa, às 18h com terço; ladainha às 18h30 e missa às 19h.

Neste ano, com o tema “São Benedito, fazei-nos peregrinos virtuosos pela caridade”, o festejo homenageia o santo da procissão, símbolo da caminhada de fé, esperança e devoção. Um dos santos mais populares do Brasil, São Benedito é padroeiro dos negros, das causas justas, e no Maranhão, dos brincantes de Tambor de Crioula, sendo reverenciado no estado por vários segmentos religiosos, culturais e sociais.

Igreja secular

A igreja que data da construção do século XVIII, dedicada à Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, abrigou a festa de São Benedito específica da Igreja Santo Antônio no início do século XX, que desde então o celebra no segundo domingo de agosto, quando saem em procissão dos dois andores pelas ruas do Centro Histórico de São Luís. A igreja do Rosário, como conhecida, e a festa popular de São Benedito, são administradas pela Irmandade de São Benedito.

Ela faz parte de um grupo de igrejas construídas por irmandades de homens negros, no século XVIII, que na época funcionava como um meio de inserir os homens negros na sociedade, uma vez que não era permitido que os escravos frequentassem as igrejas dos senhores.

A Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos é tombada isoladamente pelo Governo do Estado, mas também faz parte do tombamento federal feito pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), e pelo tombamento mundial feito pela Organização das Nações Unidas Para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

Festa em Alcântara

Também na cidade de Alcântara, o Festejo de São Benedito ocorre entre os dias 7 e 11 de agosto, mantendo viva uma herança de mais de dois séculos. A celebração acontece no adro da histórica Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos — conhecida como Igreja do Galo — e atrai devotos, turistas, coreiros e coreiras de diversas partes do estado e do país.

São Benedito São Benedito nasceu na Sicília, na Itália, 31 de março de 1524 e morreu em Palermo, 4 de abril de 1589. A versão histórica mais aceita é que teria sido um italiano descendente de africanos escravizados na Etiópia. No passado, os escravos o cultuavam São Benedito que é reconhecido, também, como santo protetor da cozinha e dos cozinheiros.

Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!

Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/08/festa-de-sao-benedito-inicia-dia-7-com-entrega-de-imagem-restaurada/