17 de novembro de 2025
Festival celebra 10 anos do Sarau A Casa da Mãe
Compartilhe:

Há uma década, um palco independente movimenta a cena poética de São Luís e celebra a palavra em suas múltiplas expressões. O Sarau Poético A Casa da Mãe Joana chega, em novembro, à edição comemorativa de 10 anos com um festival especial no Centro Histórico. O evento será realizado no dia 29 de novembro, a partir das 17h, no Tebas Bar e Café, na Rua do Ribeirão, com entrada gratuita e mais de cinco horas de programação contínua.

A edição reúne poetas maranhenses como Paulo Freire, Brena Maria, Mila, Sollamya, Debs, Oshoock, Paulinho Nó Cego, Failon e Nicinha, além de lançamento coletivo de livros com as autoras Daniela Freitas, Milla e Jane Maciel. A programação inclui ainda discotecagem dos DJs KL e Agojy de Exu, Oficina de Fanzine com Lanna Luz e atividades infantis com a Cia Chegança. Mantendo a tradição do sarau, haverá microfone aberto para quem desejar apresentar seus versos, músicas e performances.

O festival é realizado com recursos da Lei Complementar nº 195/2022 (Lei Paulo Gustavo), por meio do Edital nº 19/2024 – Mais Festivais e Mostras do Audiovisual –, com apoio da Secretaria de Estado da Cultura do Maranhão (SECMA), Governo do Maranhão, Ministério da Cultura, Governo Federal e Tebas Bar e Café.

Criado em dezembro de 2014, em um casarão do Centro Histórico, o sarau tornou-se o único evento independente de poesia em atividade ininterrupta há dez anos em São Luís. Ao longo de sua trajetória, ocupou espaços como a Escadaria Catarina Mina e o Odeon Sabor e Arte, além de levar artistas maranhenses a cidades como Porto Alegre, Florianópolis e Chapecó, fortalecendo intercâmbios culturais.

“Celebrar esses dez anos é celebrar a persistência da poesia e de quem acredita nela. A Casa da Mãe Joana é um espaço de afeto, escuta e coragem, onde muitos artistas se apresentaram pela primeira vez”, afirma Joana Golin, coordenadora de produção.

A proposta da edição comemorativa é reunir gerações e estilos diversos – da poesia tradicional aos slams, passando por letristas, músicos e performers – em uma grande celebração da criação maranhense. O sarau também mantém homenagens a artistas que marcaram a cultura local, como o poeta Celso Borges, reforçando o vínculo com a tradição literária da chamada Athenas Brasileira.

Com curadoria dedicada e estrutura profissional de som, luz e projeção, o evento segue ampliando o acesso à produção poética maranhense e formando público para a arte da palavra. Entre seus desdobramentos está o livro coletivo Fala tu: a poesia que vem das ruas, fruto da convivência e das trocas entre artistas do projeto.

Ao completar uma década, o Festival Poético A Casa da Mãe Joana reafirma seu compromisso com a valorização da produção autoral do Maranhão e com o potencial transformador da poesia. No dia 29, o Centro Histórico será palco de versos, música e celebração.

Serviço

O quê: Festival Poético A Casa da Mãe Joana – 10 anos
Quando: 29 de novembro de 2025, a partir das 17h
Onde: Tebas Bar e Café – Rua do Ribeirão, 140, Centro, São Luís/MA
Entrada: Gratuita
Informações: @producaoacasadamaejoana no Instagram

Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:

Leia também:

Fonte: https://oimparcial.com.br/brasil/2025/11/festival-celebra-10-anos-do-sarau-a-casa-da-mae-joana-no-centro-historico/