
A capital maranhense será palco, entre os dias 30 de julho e 6 de agosto, da 48ª edição do Festival Guarnicê de Cinema, o mais longevo do Norte e Nordeste e um dos mais respeitados do Brasil. Com toda a programação gratuita, o evento reúne exibições de filmes, homenagens, rodas de conversa, lançamentos de livros e mostras acessíveis para diferentes públicos.
A cerimônia de abertura acontece no dia 30 de julho, às 19h, no Auditório Terezinha Jansen, no Multicenter Sebrae, e será marcada por homenagens ao ator Silvero Pereira e à cineasta maranhense Tássia Dhur. A noite também contará com apresentação musical de Adriana Bosaipo e da Orquestra UFMA Jazz Brasil, além da exibição do longa Uma Mulher Sem Filtro, de Arthur Fontes, com a presença do diretor e do ator Samuel de Assis.
Mostras competitivas e exibição online
De 31 de julho a 5 de agosto, o Cinépolis, no São Luís Shopping, recebe as mostras competitivas nacionais e maranhenses de curtas, longas e videoclipes. Todos os filmes estarão disponíveis simultaneamente na plataforma guarnice.ufma.br e no aplicativo Cine Guarnicê, com acesso liberado por 24h30 após a exibição presencial. O público também poderá votar online nas obras das mostras competitivas.
Programação paralela
O Cine Sesc Deodoro será palco das mostras Universitária, Jovem, Guarnicêzinho (voltada ao público infantil), Cinema Não Tem Idade (para pessoas idosas) e Faz Todo Sentido, dedicada à acessibilidade, com sessões com libras, legenda descritiva e audiodescrição.
Destaques também incluem homenagens póstumas ao cineasta Cacá Diegues e ao filme maranhense Os Pregoeiros de São Luís, que completa 50 anos; roda de conversa com o ator e humorista Daniel Furlan sobre “humor e democracia”; além de lançamentos de livros e sessões especiais com produções locais e nacionais.
Encerramento
A cerimônia de encerramento e premiação será realizada no dia 6 de agosto, às 19h, no Basa Clube (Parque Shalon). Os ingressos devem ser retirados gratuitamente via Sympla e estão sujeitos à lotação dos espaços.
Acessibilidade e inclusão
Com o compromisso de ampliar o acesso à cultura, o festival traz sessões com recursos de acessibilidade e promove ações específicas para públicos com deficiência auditiva, visual e mobilidade reduzida. Todas as exibições são gratuitas e seguem a classificação indicativa de cada obra.
Realização e apoios
O Festival Guarnicê de Cinema é uma realização da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e do Ministério da Cultura, por meio da Lei Paulo Gustavo. Conta com patrocínio do Banco do Nordeste, Governo Federal e Itaú, além de diversos apoios institucionais e culturais.
A programação completa está disponível no site oficial do evento: guarnice.ufma.br.
*Fonte: Festival Guarnicê de Cinema
Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!
Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:
Leia também:
Fonte: https://oimparcial.com.br/entretenimento-e-cultura/2025/07/festival-guarnice-de-cinema-celebra-48a-edicao-com-programacao-gratuita-em-sao-luis/