O Centro Histórico de São Luís será palco da primeira edição do Festival Prata da Casa, no próximo dia 28 de setembro. O evento reunirá manifestações culturais, oficinas, feira criativa e shows musicais ao longo de 12 horas de programação gratuita, na Praça Nauro Machado, e em outros espaços da região do Centro Histórico.
A programação inclui apresentações de circo, teatro, dança, samba, tambor de crioula, oficinas e performances artísticas. Entre os artistas confirmados estão Roberto Ricci, César Teixeira, Rosa Reis, Alessandra Lobo, Saci Teleleu, Itaércio Rocha, Rosa Reis, e Turma do Vandico, dentre outros, além de Oficina de Toque de Caixa, capoeira com mestre Senzala, Banda do Bom Menino, atividades voltadas ao público infantil, cortejos tradicionais. Ao todo, serão 23 atrações: 15 manifestações culturais, 3 performances e 5 artistas do Centro Histórico. O evento vai até as 21h.
O projeto foi idealizado e coordenado por Simei Dantas (do Tambor de Crioula Arte Nossa), contemplado pelo edital Rouanet nas Favelas, via Ministério da Cultura, e conta com patrocínio da Vale. O objetivo é valorizar a cultura popular e ampliar o acesso a práticas formativas e de expressão comunitária, bem como valorizar os talentos que produzem no Centro Histórico.
“O propósito é fortalecer, promover, salvaguardar as manifestações e os agentes culturais e fortalecer a cadeia produtiva da cultura. Nós, detentores e que produzimos a cultura nesse espaço, patrimônio material, vamos celebrar a cultura e todas as suas linguagens. Simultaneamente acontecerão as oficinas. Venha participar dessa experiência conosco, venha viver esse sonho que é agregar todos os valores culturais e suas linguagens, na Praça Nauro Machado”, convida Simei Dantas.
O público que comparecer ao evento terá acesso a uma praça de alimentação, Feira Criativa com barracas de artesanato, estética afro, brechó e produtos ligados às tradições afro-brasileiras, além do Espaço do Divino Espírito Santo, tradição da Rua da Palma.
Programação diversificada
Parte da programação do festival será realizada, na Praça Nauro Machado, a partir das 9h, com atividades voltadas ao público infantil e o público em geral, como apresentações de circo, palhaços, mímicos, contação de histórias e rodas de capoeira.
Também serão oferecidas cinco oficinas gratuitas — toque de caixas, capoeira, teatro, dança do tambor e ritmo e canto do tambor de crioula — com 30 vagas cada, em pontos de cultura como o Espaço Mandingueiros, Escola Acapus e Companhia Tapete. As inscrições serão presenciais, no local.
Serviço
O quê: Festival Prata da Casa
Onde: Praça Nauro Machado e espaços do Centro Histórico de São Luís
Quando: 28 de setembro (domingo), das 9h às 21h
Aberto ao público
Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!
Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:
Leia também:
Fonte: https://oimparcial.com.br/brasil/2025/09/festival-prata-da-casa-reune-23-atracoes-para-celebrar-a-cultura/
