
Um dos momentos mais aguardados pelos maranhenses está chegando. Nos dias 25 e 26 de julho, a Praça das Mercês será palco do arraial fora de época mais charmoso e inclusivo de São Luís: o Festival Zabumbada.
Mas antes da festança, será realizada a programação formativa com a oficina “Inteligência Artificial Generativa para Fortalecimento da Divulgação Cultural em Comunidades”, que acontece nos dias 18 e 19 de julho, na Agência Marandu, que fica no Largo do Carmo, 432 – Centro, São Luís. As inscrições serão realizadas no local no primeiro dia da oficina a partir das 18h.
A atividade é gratuita e voltada a agentes culturais, lideranças comunitárias, comunicadores populares e demais interessados em ampliar o alcance das manifestações culturais locais por meio do uso de tecnologias inovadoras. A diretora geral do Festival Zabumbada, Carol Marques, da Temporana Produções, destacou a ideia de realizar a oficina que discute Inteligência Artificial aplicada à divulgação cultural.
“Acreditamos que a cultura popular e a tecnologia não são mundos separados. Pelo contrário, quando se encontram, geram potência. Esta oficina nasce do desejo de democratizar o acesso às ferramentas que movem o mundo hoje, garantindo que agentes culturais de comunidades tenham autonomia para criar, divulgar e fortalecer seus eventos e suas tradições. Mesmo em contextos de poucos recursos, é possível fazer muito quando temos conhecimento e colaboração. Queremos ampliar vozes, criar novas conexões e manter viva a força da cultura popular.”, afirmou Carol Marques.
Com carga horária intensiva e conteúdo acessível, a oficina visa promover inclusão digital e autonomia para a criação de conteúdos voltados à divulgação de eventos culturais em comunidades. Entre os temas abordados estão a criação de textos, imagens e vídeos por meio de ferramentas de IA, estratégias de engajamento com públicos diversos e práticas éticas e responsáveis no uso dessas tecnologias.
O curso será ministrado por Roberto Pimentel, professor universitário, especialista em Sistemas de Informação e atual Superintendente de Tecnologia da Informação da Secretaria de Estado da Educação do Maranhão. Com experiência em projetos culturais como o próprio Zabumbada e o Festival BR 135, o instrutor une prática tecnológica e vivência na formação de agentes culturais.
Programação da oficina
18 de julho: 19h às 21h
19 de julho: 9h às 12h e 13h às 18h
Conteúdo programático
Introdução à Inteligência Artificial Generativa e seus impactos no setor cultural
Ferramentas de IAG para criação de conteúdos de divulgação cultural
Estratégias de personalização e engajamento de públicos diversos
Ética, direitos autorais e uso responsável da tecnologia no contexto cultural
Oficinas práticas de produção de conteúdo usando o celular
Programação
A programação do Festival Zabumbada 2025 tem tradição, valorização da cultura popular maranhense e muita emoção. Com dois dias de muita música maranhense, forró, djs e feirinha criativa, o evento também promove o intercâmbio cultural com outros artistas nacionais, entre eles Majur (BA), em seu primeiro show do álbum seu novo “Gira Mundo”, que encerra a trilogia iniciada com “Ojunifé” (2021) e “ARRISCA” (2023). Também participam dessa grande festa os grupos Batucada Misteriosa (PA), Sarminina Flor (PI), Afrôs e Flávia Bittencourt (MA), Tauana e Forró Zabumbado (PI).
O destaque, como sempre, é dos grupos de bumba meu boi do Maranhão, entre eles Boi Brilho de São João da Liberdade 2, Boi Brilho da Areia Branca, União da Baixada, Boi de Leonardo, Boi de Jussatuba e Boi de Maracanã. A programação completa vai ser divulgada em breve.
Sobre o Festival Zabumbada
O Zabumbada é um festival que celebra as manifestações culturais afro-indígenas do Maranhão, como o Bumba Meu Boi, o Tambor de Crioula e o Cacuriá.
Realizado pela Temporana Produções há quatro anos, o evento reúne apresentações artísticas, oficinas e feira criativa, promovendo o encontro entre mestres da cultura popular e o público urbano, com foco na formação de novas plateias e no fortalecimento da identidade cultural maranhense.
Já participaram do evento grupos e artistas como Boi de Maracanã, Pindoba, Guimarães, Chico César, Dona Onete, Gaby Amarantos, Olodum e Tião Carvalho. O festival reforça que o folclore é vivo, contemporâneo e merece visibilidade e investimento.
Esse ano, o Zabumbada é realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), por meio da Secretaria Estadual e Municipal de Cultura e com patrocínio do Grupo Equatorial Energia.
Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!
Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/07/festival-zabumbada-promove-oficina-para-divulgacao-cultural-em-comunidades-de-sao-luis/