
Neste domingo, devotos festejam Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Por todo o país igrejas, paróquias e comunidades celebram a santa no dia dedicado a ela. No bairro Cohafuma, a Paróquia Nossa Senhora Aparecida da Foz do Rio Anil, encerra o tradicional Festejo com programação a partir das 7h.
Durante os dias de celebração, a paróquia promove novenas diárias com participação de padres convidados, confissões, adoração ao Santíssimo e uma ampla programação noturna com barracas de comidas típicas, apresentações culturais e sorteios, tornando o festejo um ponto de encontro entre fé e convivência comunitária.
Neste dia 12, feriado nacional dedicado à padroeira, estão previstas quatro missas: 7h, 9h, 12h e 18h, esta última presidida pelo arcebispo de São Luís, Dom Gilberto Pastana. Antes da celebração, uma grande procissão, com a imagem de Nossa Senhora Aparecida percorrerá as ruas do bairro, ás 16h30. O dia será encerrado com a tradicional coroação da santa, momento de forte emoção para os devotos.
Segundo o pároco, Pe. José Ribamar Nascimento, o festejo é um momento de renovação espiritual e de fortalecimento da devoção mariana. “Neste ano jubilar queremos olhar para Nossa Senhora Aparecida como sinal de esperança para o nosso povo e viver com entusiasmo a alegria que nasce da fé”, destacou.
A festa de Nossa Senhora Aparecida na Foz do Rio Anil já é considerada uma das maiores manifestações religiosas de São Luís, atrás apenas do Círio do Cohatrac e do festejo de Nossa Senhora da Conceição.
A Padroeira
A devoção a Nossa Senhora Aparecida começou em 1717, quando três pescadores — Domingos Garcia, João Alves e Felipe Pedroso — encontraram a imagem de uma santa nas águas do rio Paraíba do Sul, no interior de São Paulo. Primeiro acharam o corpo sem a cabeça; depois, alguns metros adiante, encontraram a cabeça da imagem. Ao colocarem a imagem em sua canoa, os pescadores milagrosamente passaram a pescar uma grande quantidade de peixes, mesmo após uma longa jornada sem sucesso.
A partir daquele momento, os sinais de milagres e graças atribuídas à “santinha” se multiplicaram. Aos poucos, a devoção se espalhou por todo o Brasil. Em 1930, o Papa Pio XI proclamou Nossa Senhora Aparecida como Padroeira do Brasil. Em 1980, o dia 12 de outubro passou a ser oficialmente feriado nacional.
Programação dia 12 de outubro
Missas às 7h, 9h, 12h e 18h
Procissão final: 12 de outubro, às 16h30
Fonte: https://oimparcial.com.br/religiao/2025/10/fieis-catolicos-celebram-nossa-senhora-aparecida/