As inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referentes ao primeiro semestre de 2026 estarão abertas de 3 a 6 de fevereiro. As datas constam em edital publicado no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (22).
O programa possibilita o financiamento de cursos de graduação em instituições privadas de ensino superior. Em 2026, serão ofertadas 112 mil vagas, das quais 67,3 mil destinadas ao primeiro semestre.
Os candidatos devem realizar a inscrição até as 23h59 do dia 6 de fevereiro, exclusivamente pelo Portal Acesso Único, no endereço acessounico.mec.gov.br/fies.
Calendário do Fies 2026/1
Inscrições: 3 a 6 de fevereiro
Resultado dos pré-selecionados: 19 de fevereiro
Complementação da inscrição: 20 a 24 de fevereiro
Convocação da lista de espera: 26 de fevereiro a 10 de abril
Para participar, é necessário ter realizado o Enem a partir de 2010, com média mínima de 450 pontos nas provas objetivas e nota acima de zero na redação. A renda familiar per capita deve ser de até três salários mínimos.
Diferentemente do Programa Universidade para Todos (Prouni), o Fies não concede bolsas, mas sim financiamento, que deverá ser pago após a conclusão do curso, com parcelas ajustadas à renda do estudante.
No ato da inscrição, o candidato deverá informar um e-mail válido, dados de perfil, até três opções de curso e instituição, além da composição e renda familiar.
O edital também prevê o Fies Social, modalidade criada em 2024, que reserva 50% das vagas e pode garantir financiamento de até 100% para estudantes de baixa renda. Podem concorrer candidatos inscritos no CadÚnico, com renda familiar per capita de até meio salário mínimo.
A seleção prioriza candidatos que nunca concluíram o ensino superior e que nunca utilizaram o Fies. Estudantes com contratos ativos ou dívidas em aberto no programa não podem participar do processo seletivo.
Fonte: https://oimparcial.com.br/brasil/2026/01/fies-abre-inscricoes-para-o-primeiro-semestre-de-2026-entre-3-e-6-de-fevereiro/
