O filme Ainda estou aqui, dirigido por Walter Salles, foi indicado ao Critics Choice Awards na categoria de melhor filme em língua estrangeira. A lista de indicados foi publicada nesta quinta-feira (12). O vencedor da categoria será revelado em cerimônia marcada para 12 de janeiro de 2025.
Ainda estou aqui é baseado no livro autobiográfico de Marcelo Rubens Paiva sobre o próprio pai, o deputado federal Rubens Paiva (interpretado por Selton Mello), que foi preso e morto durante a ditadura militar. Após a morte do marido, Eunice Paiva (interpretada por Fernanda Torres) precisa mudar de rotina e vira ativista de direitos humanos.
O filme brasileiro também recebeu indicações em outra premiação renomada dos Estados Unidos, a Globo de Ouro 2025, na categoria de Melhor Filme de Língua Não-Inglesa. A protagonista do filme, Fernanda Torres, também recebeu a indicação na categoria de Melhor Atriz e concorre ao lado de Angelina Jolie, Nicole Kidman, Kate Winslet, Pamela Anderson e Tilda Swindon.
O diretor de Ainda estou aqui, Walter Salles, fez um comunicado mostrando gratidão pelas indicações ao Globo de Ouro. “Muito feliz pelo Golden Globes ter reconhecido ‘Ainda estou aqui’ e o talento incrível da Fernanda Torres. É um prêmio para o cinema brasileiro como um todo, e para um trabalho coletivo que só foi possível graças ao livro maravilhoso de Marcelo Rubens Paiva”, afirmou Salles.
Conclave e Wicked lideram na categoria de melhor filme deste ano no Critics Choice Awards, tendo recebido 11 indicações cada. Duna: Parte Dois e Emilia Pérez seguem logo atrás, com 10 indicações cada.
“Este ano nos trouxe uma riqueza incrível de narrativas e performances, levando a disputas indescritivelmente acirradas por indicações. Estamos honrados em poder celebrar nosso marco de 30 anos do Critics Choice Awards com este talentoso grupo de indicados e estamos entusiasmados em trazer aos espectadores nosso melhor show até agora”, disse o CEO da Critics Choice Association, Joey Berlin.
O Critics Choice Awards é concedido anualmente para homenagear o melhor em produções cinematográficas e televisiva.
Veja os outros indicados ao Critics Choice Awards na mesma categoria que Ainda estou aqui.
MELHOR FILME ESTRANGEIRO
- Tudo o que imaginamos como luz
- Emilia Pérez
- Flow
- Ainda estou aqui
- Kneecap
- A semente da figueira sagrada
* Fonte: Correio Braziliense
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2024/12/filme-brasileiro-ainda-estou-aqui-e-indicado-ao-critics-choice-awards/