1 de julho de 2025
Filme do Maranhão ganha prêmio em Festival Latino-Americano
Compartilhe:

O filme maranhense “Não Quero Citar Teóricos”, dos diretores Eró Cunha e João Luciano, ganhou o prêmio de Melhor Filme Infantojuvenil, pelo Júri Oficial, do 4º Festival Audiovisual Latino-Americano de São Francisco do Sul –  FALA São Chico 2025, em Santa Catarina. O curta-metragem estava  na Mostra Competitiva do festival exclusivo de documentários, realizado pela Associação Cultural Panvision, que foi realizado nos dias 25 a 28 de junho no terceiro território mais antigo do Brasil.

O curta documental “Não Quero Citar Teóricos” foi exibido nos dias 26 e 27 de junho, em duas sessões de cinema inclusivas e dedicadas a estudantes do Ensino Fundamental II de colégios estaduais de São Francisco do Sul (SC). Nas sessões também estiveram presentes alunos das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs) da região.

A exibição do filme contou com recursos de acessibilidade como janela de Libras em tela, legenda para surdos e ensurdecidos e audiodescrição, disponível pelo aplicativo Mobi LOAD, além da presença da neuropsicopedagoga Dai Miranda. A Mostra Infantojuvenil do Festival recebeu ao todo quase 700 estudantes em dois dias, no Cine Teatro X de Novembro, localizado no Centro Histórico da cidade catarinense.

O documentário, com duração de quinze minutos, mostra estudantes do ensino médio refletindo sobre suas trajetórias, sonhos e incertezas, apresentando sua rotina e dilemas, investigando a experiência de ser jovem em um sistema educacional que nem sempre escuta. O filme competiu com os curtas O Enegrecer de Iemanjá e a Subtração do Sagrado Afro, de Uê Puauet (PR); A História de Ayana, de Cristiana Giustino e Luana Dias (RJ); A Luz do Pasto do Chico Amâncio é a Mula sem Cabeça?, de Héder Dias Godinho (MG); e Tierra Compartida: Amanda y el Mar, de Alvaro Adib, do Uruguai.

Além da Mostra Infantojuvenil, também houve a Mostra Curtas Catarinenses e Latinos e a Mostra Projeto Rally Panvision – edição São Chico, que exibiu filmes produzidos em uma maratona cinematográfica de 100 horas durante o 4º FALA São Chico. Ao todo foram exibidos 27 documentários nos quatro dias do Festival em Santa Catarina. 

O anúncio de que “Não Quero Citar Teóricos” foi o vencedor do Troféu FALA São Chico de Melhor Filme, pelo Júri Oficial, composto por cinco jurados, ocorreu no último dia do Festival, sábado (28), durante a Cerimônia de Premiação. A justificativa dos jurados para a escolha do filme foi: “Traz um tema universal ao abordar dilemas e a beleza de uma fase tão importante e desafiadora. Os personagens criam identificação através das suas próprias falas e dos pais e por incentivar os jovens como protagonistas de suas histórias”.

Também foram premiados os documentários “A História de Ayana”, de Cristiana Giustino e Luana Dias, como Melhor Filme da Mostra Infantojuvenil pelo Júri Popular, e “Wadja”, de Narriman Kauane (PE), como Melhor Filme da Mostra Curtas Catarinenses e Latinos pelo Júri Oficial e Popular. O filme “O Enegrecer de Iemanjá e a Subtração do Sagrado Afro”, de Uê Puauet (PR) levou uma Menção Honrosa, enquanto o documentário “Estamos en el Mapa”, de Santiago Rodríguez Cárdenas, da Colômbia, ganhou um Prêmio Especial do Júri.

O FALA São Chico 2025 é produzido através da Lei Rouanet de incentivo a projetos culturais. Hotel Oficial Villa Real. Tem parceria das empresas especializadas em audiovisual DOT, Link Digital, Media MundusMistika, Naymovie, Plural Tec e Transforma. Apoio institucional da Associação Empresarial São Francisco do Sul e Secretaria de Turismo de São Francisco do Sul. Com apoio Ambiental e Full Port. Com realização da Fundação Cultural Ilha de São Francisco, Prefeitura de São Francisco do Sul, JD Consultoria, Associação Cultural Panvision, Prêmio Catarinense de Cinema, Fundação Catarinense de Cultura, Governo do Estado de Santa Catarina, Lei Paulo Gustavo,  Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução.

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/06/filme-do-maranhao-ganha-premio-em-festival-latino-americano/