5 de julho de 2025
Fraude no INSS ganha força e fiscalização é requerida por
Compartilhe:

Mesmo registrada na Câmara dos Deputados na última quarta-feira (30), a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar fraudes no Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) terá atuação na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. A CPI será uma CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito).

A CPMI do INSS está em fase de recolhimento de assinaturas, mas já conta com número para ser protocolada. O Deputado Federal Josivaldo JP (PSD) já assinou a proposta.

Para a instalação de CPMI são necessários apoiamentos de 171 deputados e 27 senadores – 1/3 do total de membros de cada casa legislativa. Até às 12h30 desta segunda-feira (05), além de JP, 181 deputados e 33 senadores firmaram apoio. A CPMI do INSS deve ser protocolada no início da tarde desta terça-feira.

“A fraude nas aposentadorias dos nossos idosos é séria! Mais de 4 milhões de aposentados foram roubados no INSS e não podemos deixar de investigar”, destaca o deputado JP.

A estratégia da CPMI

Existem mais de 100 CPIs protocoladas na Câmara dos Deputados e somente cinco comissões de inquérito podem funcionar simultaneamente. Assim, a proposta pode demorar muito para ser estabelecida. Como estratégia, foi elaborada a CPMI, pois não há a mesma fila para a instalação no Congresso Nacional.

Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!

Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/05/fraude-no-inss-ganha-forca-e-fiscalizacao-e-requerida-por-deputados-e-senadores/