
A Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) realizou, nesta segunda-feira (22), a aula inaugural dos cursos profissionalizantes fruto do convênio firmado com o Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema). A solenidade aconteceu na unidade do Iema do Anil (antigo Cintra).
Para a presidente da Funac, Sorimar Sabóia, a parceria com o Iema, vigente desde 2019, fortalece os projetos pedagógicos e amplia os resultados para os jovens atendidos.
“São cursos diretamente ligados ao mercado de trabalho, o que contribui para a reinserção social desses adolescentes”, destacou.
Representando a diretora-geral do Iema, Patrícia Bertoldo ressaltou a relevância da iniciativa:
“Este é um público específico, que integra o Sistema Socioeducativo, mas que também faz parte do conjunto macro de atendidos pelos cursos de qualificação. Essa parceria tem contribuído para os avanços positivos que o Maranhão tem alcançado. Esperamos que seja permanente”.
Durante a abertura, uma das socioeducandas emocionou os presentes ao destacar o impacto da oportunidade:
“É uma honra termos essa chance, pois esses cursos nos ajudam a construir conhecimento e prática que podem nos garantir emprego e renda”.
A programação contou ainda com o bate-papo “Educação e Formação Profissional como Ferramenta de Transformação Social”, ministrado por Neuza Ribeiro, do Instituto Mariana. Também participaram a diretora Técnica da Funac, Lúcia Diniz, vice-diretores e coordenadores de Centros Socioeducativos, além de socioeducandos.
Cursos ofertados
Neste semestre, os cursos serão realizados nos Centros Socioeducativos da Grande Ilha, Região Tocantina e Região dos Cocais. De curta duração, com 40 horas de carga horária, eles fazem parte da modalidade Formação Inicial e Continuada.
As áreas de qualificação incluem:
- Assistente de Operação Logística e Portuária
- Amigurumi
- Barbeiro
- Conserto e Manutenção de Ar Condicionado
- Colorista Automotivo
- Desenhista da Construção Civil
- Eletricista Predial e de Automóveis
- Excel e Excel Avançado
- Informática Básica
- Grafite e Lettering
- Maquiadora e Trancista
- Panificação e Pintura Predial
- Mecânico de Refrigeração e Climatização Residencial
- Montagem e Manutenção de Câmeras
- Reparador de Eletrodomésticos
- Vendas, entre outros.
Ao todo, dezenas de formações serão disponibilizadas, fortalecendo a perspectiva de futuro para os adolescentes e reafirmando o compromisso da Funac e do Iema com a educação e a cidadania.
Fonte: Governo do Maranhão
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/09/funac-e-iema-iniciam-cursos-profissionalizantes-para-socioeducandos-no-maranhao/