
O vice-presidente da Fundação Antonio Dino, Antonio Dino Tavares, recebe imprensa, políticos e convidados nesta quinta-feira (28) para oficializar o lançamento do Projeto de Informação contra o Câncer. O evento acontece às 10h no auditório Fernando Falcão, na Assembleia Legislativa, e é voltado principalmente para gestores e cuidadores da saúde, além da imprensa.
O projeto nasce diante dos desafios enfrentados na luta contra uma doença muitas vezes silenciosa, mas que pode ser letal se descoberta tardiamente.
“Vivemos esse desafio com o aumento do número de pacientes, a falta de informação em procurar atendimento ou mesmo a prevenção. Com o câncer em estágio avançado todos sofrem mais: paciente, família e equipe médica. Ainda mais quando se sabe que determinados cânceres podem ser evitados, como é o caso do HPV, que possui vacina gratuita na rede SUS”, destacou Antonio Dino.
Segundo ele, até 2030 há indícios de que o câncer poderá matar mais do que doenças cardíacas, o que reforça a urgência de ampliar as ações de prevenção. A Fundação já realiza campanhas de rastreamento, vacinação, exames preventivos gratuitos e mutirões cirúrgicos, mas reconhece a necessidade de maior engajamento da sociedade.
Estrutura do Projeto
O Projeto de Informação contra o Câncer funcionará com módulos temáticos lançados periodicamente (Setembro Dourado, Outubro Rosa, Novembro Azul, Março Lilás e Julho Verde). As ações serão disponibilizadas em site, vídeo-aulas, formulários de cadastro para certificação e campanhas de conscientização.
As secretarias de saúde estaduais e municipais deverão incentivar profissionais e agentes comunitários a participarem, especialmente promovendo a vacinação contra o HPV nas escolas.
Expansão do Atendimento
Além de São Luís, a Fundação Antonio Dino já oferece atendimentos oncológicos em Pinheiro — onde em breve também serão realizadas cirurgias — e está com obras em andamento em Santa Inês. “O câncer é uma doença que atinge toda a família e amigos. É avassaladora e, às vezes, muitos pacientes não conseguem nem chegar ao tratamento, seja por vergonha ou por serem arrimos de família. Daí a necessidade da união de todos”, lembrou Antonio Dino.
Sobre a Fundação Antonio Dino
Criada em 1976 por Enide Moreira Lima Jorge Dino, após o falecimento de seu marido, o médico e ex-vice-governador Antonio Dino, a Fundação mantém há 48 anos uma atuação filantrópica no combate ao câncer no Maranhão.
A Fundação também desenvolve campanhas como Outubro Rosa, Novembro Azul e Março Lilás, além de mutirões cirúrgicos, programas de prevenção ao câncer de pênis, reconstruções mamárias e outras ações. O custeio das atividades é garantido por doações de pessoas físicas, jurídicas e parcerias com instituições públicas e privadas.
Entre suas unidades estão:
Hospital do Câncer Aldenora Bello (São Luís), fundado em 1958 e referência em oncologia no Maranhão, com mais de 80% dos atendimentos pelo SUS;
Hospital Dr. Antonio Dino (Pinheiro), que leva o nome do médico precursor no tratamento oncológico no estado;
Casas de apoio em São Luís, que recebem pacientes vindos do interior e de outras localidades.
Serviço
Evento: Lançamento do Projeto de Informação contra o Câncer
Data: 28 de agosto de 2025 (quinta-feira)
Horário: 10h
Local: Auditório Fernando Falcão – Assembleia Legislativa do Maranhão, São Luís
Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!
Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:
Leia também:
Fonte: https://oimparcial.com.br/brasil/2025/08/fundacao-antonio-dino-lanca-projeto-de-informacao-contra-o-cancer-no-maranhao/