
Os 24 municípios do Maranhão que participam do projeto Ciclo Saúde Proteção Social já estão recebendo mais de 16 mil itens para fortalecer a Atenção Básica e promover a qualidade e o acesso à saúde e assistência social das populações, especialmente as mais vulnerabilizadas.
As entregas, que começaram esta semana, beneficiaram inicialmente as cidades de Bacabeira, Santa Rita, Itapecuru-Mirim, Anajatuba, Miranda do Norte, Arari e Vitória do Mearim. A previsão é que todas as cidades contempladas recebam os materiais até o final de outubro.
A doação de equipamentos é uma das frentes de atuação do Ciclo Saúde Proteção Social com o objetivo de melhorar as condições físicas de 100% das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) dos municípios.
Esta entrega contém mobiliários e equipamentos voltados a criar ambientes favoráveis ao desenvolvimento de ações educativas, à melhoria da qualidade do ambiente de trabalho e ainda à resolutividade da atenção, ou seja, que apoiam o profissional da saúde no aprimoramento do diagnóstico e do atendimento à comunidade. Entre os itens doados estão sonares, aparelhos de pressão, macas, balanças infantis, oxímetros, caixas de som e projetores.
Este será o segundo lote de doações realizado pelo programa Ciclo Saúde Proteção Social, implementado desde setembro de 2023 em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde e de Assistência Social de 24 municípios do Maranhão.
O primeiro lote priorizou o eixo de sistemas de informação, com notebooks e tablets, por exemplo, que contribuem para a atualização dos sistemas de informação das Secretarias Municipais de Saúde e Assistência Social, resultando em aprimoramento do acompanhamento dos usuários das UBS e dos CRAS, e como consequência, subsidiando melhor o planejamento das ações do SUS (Sistema Único de Saúde) e do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) nos territórios. Em paralelo, os profissionais de saúde e assistência social recebem formação continuada para aperfeiçoar as condições técnicas do atendimento à população.
A implementação do Ciclo Saúde Proteção Social no Maranhão, assim como a consolidação em oito municípios do Pará, ocorre por meio do Fundo Juntos pela Saúde, iniciativa do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) gerida pelo IDIS (Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social).
Em parceria com doadores privados, a iniciativa busca reunir recursos para apoiar e fortalecer o SUS nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. Nesta aliança intersetorial, somam-se o Consórcio Intermunicipal Multimodal (CIM), a Wheaton Precious Metals e a Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
Municípios participantes do Ciclo Saúde Proteção Social no Maranhão: Açailândia, Alto Alegre do Pindaré, Anajatuba, Arari, Bacabeira, Bom Jardim, Bom Jesus das Selvas, Buriticupu, Cidelândia, Igarapé do Meio. Itapecuru Mirim, Itinga do Maranhão, Miranda do Norte, Monção, Pindaré-Mirim, Santa Inês, Santa Luzia, Santa Rita, São Francisco do Brejão, São Luís, São Pedro da Água Branca, Tufilândia, Vila Nova dos Martírios e Vitória do Mearim.
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/09/fundacao-vale-distribui-mais-de-16-mil-itens-de-assistencia-social-e-atencao-basica-a-24-municipios-do-maranhao/