10 de outubro de 2025
Governo do Maranhão e MEC entregam em Açailândia escola municipal
Compartilhe:

O município de Açailândia recebeu, nesta quinta-feira (9), duas importantes ações do Ministério da Educação (MEC): a inauguração da Escola Municipal José Thalysson Rocha Andrade, no bairro Colinas Park, e o restaurante estudantil para os alunos do campus de Açailândia do Instituto Federal do Maranhão (Ifma), na Vila Progresso II.

O governador Carlos Brandão e parte do secretariado estadual acompanharam a comitiva do MEC, liderada pelo ministro Camilo Santana. Na ocasião, Brandão lembrou da importância da parceria do Governo Federal, que tem retomado o Pacto Federativo com apoio a estados e municípios.

“O Maranhão está vivendo os melhores momentos da sua história na área de educação, especialmente por causa dessa grande parceria com o Governo Federal. Graças a esse cenário, estamos resgatando essa escola, que estava inacabada, assim como os programas de distribuição de tablets e de alimentação nas escolas, uma importante parceria em prol da educação desses jovens, que aqui têm uma esperança muito grande para o seu futuro”, informou o governador.

Segundo o ministro Camilo Santana, a retomada das obras do governo federal, especialmente as da área da educação, representam desenvolvimento para o país e investimento no futuro da nação brasileira, possibilitando uma educação de qualidade para os brasileiros em todo o país.

“Num passado não tão distante, só quem tinha direito a ir para uma escola boa era filho de rico, que ia para as melhores escolas particulares. Essa escola aqui não deixa a desejar a nenhuma escola particular. Essa escola é melhor, ela está climatizada, tem laboratório, computador, internet e bons professores. O país precisa dar aos nossos filhos, aos nossos jovens, o que há de melhor, e é educação”, explicou o ministro.

Durante a solenidade, que contou com transmissão online pelo canal do MEC no YouTube, o prefeito de Açailândia, Dr. Benjamim, definiu como uma grande alegria inaugurar a escola municipal, que homenageia a memória do estudante José Thalysson, que faleceu em maio deste ano.

“É uma satisfação enorme estar aqui como gestor desta cidade e como cidadão para entregar uma escola desse nível e dessa qualidade que vai mudar a vida dessas crianças. Essa escola começou ainda no governo do ex-prefeito Aluísio, a partir da articulação com o Governo do Estado com o Governo Federal e com o FNDE, o que possibilitou os primeiros passos e com a graça de Deus conseguimos concluir a obra”, declarou.

Pai do estudante José Thalysson, homenageado postumamente, o vereador Fânio Mania falou emocionado sobre a entrega da obra. Ele agradeceu o carinho de todos os presentes que acompanharam a união de esforços para tornar a escola municipal uma realidade.

“Muita gente falava que essa escola não sairia do papel e hoje, com a graça de Deus, estamos presenciando a inauguração. É um orgulho para o nosso município, para o bairro Colina Park. É a maior e mais bonita escola do município, que eu classifico igual o meu filho falava ao trazê-lo aqui, ele dizia ‘pai, essa vai ser a escola mais bonita do município’ e hoje estamos presenciando esse grande feito”, disse.

Para a presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Pacobahyba, a retomada das obras federais que foram paralisadas na gestão anterior representa a oportunidade de desenvolvimento. Ela informou que no município de Açailândia havia sete obras paralisadas ou inacabadas e que todas já foram aprovadas para serem retomadas.

“Para vocês terem dimensão, no Maranhão, quando o ministro Camilo assumiu a educação, tínhamos 737 obras inacabadas ou paralisadas. No dia de hoje temos 547 obras já aprovadas e várias inauguradas. Para isso precisamos de gestores comprometidos e que acreditem na educação”, ressaltou a presidente do FNDE.

Também presente na solenidade, o deputado federal Juscelino Filho lembrou que o governo federal estabeleceu como meta ter até o ano de 2026 um total de 138 mil escolas conectadas. Planejamento que foi realizado ainda no período que esteve à frente do Ministério das Comunicações.

“São centenas de obras retomadas, em andamentos, entregues, com investimentos em vários programas e ações do Governo Federal. Em alguns deles trabalhamos juntos, como a Estratégia Nacional das Escolas Conectadas. Ainda no Ministério das Comunicações, sob a determinação do presidente, organizamos essa estratégia junto com o ministro Camilo e hoje já temos quase 80 mil escolas conectadas em todo o Brasil”, observou.

Restaurante estudantil do Ifma de Açailândia

Outra entrega celebrada pela comunidade estudantil do município de Açailândia nesta quinta-feira foi o restaurante do campus do Ifma em Açailândia. A diretora-geral da unidade, Suzenilde Costa Maciel, afirmou que a obra traz dignidade e contribui para o aprendizado dos estudantes.

“Políticas como essa fortalecem o instituto e trazem dignidade, pois educação sem alimentação não rende. O aluno bem alimentado e bem nutrido tem capacidade de explorar o tempo que ele passa na escola, então agradeço a todos que construíram esse sonho conosco”, disse.

O reitor do Ifma, Carlos César Ferreira, participou da solenidade de entrega do novo espaço do campus e lembrou o empenho de toda a equipe da unidade para transformar o sonho em realidade.

“O maior desejo e o maior pedido desse campus era fazer esse restaurante que estamos entregando hoje para a comunidade. Eu agradeço o esforço da nossa equipe de engenharia e temos aqui uma grande inovação tecnológica que é um sistema construtivo diferente, que é o sistema de PVC concreto”, observou.

Na ocasião, o estudante do 2º ano do curso técnico em Meio Ambiente, Victor Alexandre Santos, representou os estudantes da unidade e destacou a importância da entrega. Ele definiu o restaurante como um exemplo de justiça social, uma vez que concede condições de alimentação igual para todos os alunos.

“O Ifma tem um papel fundamental na vida de milhares de jovens e adultos. Aqui a gente não apenas aprende conteúdos, a gente constrói caminhos, descobre talentos e transforma realidades. O restaurante chega para somar com tudo isso e reforçar a ideia de que ninguém deve abrir mão da educação por falta de condições básicas. Cada prato servido aqui será um símbolo de igualdade”, declarou.

Durante a agenda na cidade de Açailândia, a gestão federal também anunciou novas obras como a construção de uma quadra para atividades esportivas para o campus do Ifma na cidade, concurso para os cargos de professor e técnico administrativo para os institutos federais e o projeto para lançamento de uma carteira profissional de identificação para professores, concedendo um conjunto de benefícios, como meia-entrada e descontos em estabelecimentos.

*Fonte: Governo do Maranhão

Fonte: https://oimparcial.com.br/politica/2025/10/governo-do-maranhao-e-mec-entregam-em-acailandia-escola-municipal-e-restaurante-estudantil/