10 de outubro de 2025
Governo do Maranhão participa de evento com representantes do Banco
Compartilhe:

Representantes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos (SEDEPE) participaram do processo anual de Revisão de Desempenho da Carteira de Projetos do Banco Mundial no Brasil 2025, evento que reúne gestores públicos e técnicos de todo o país para discutir avanços, desafios e boas práticas em projetos financiados pela instituição.

O encontro, realizado no Hotel Gran Marquise, em Fortaleza (CE), abordou temas estratégicos como salvaguardas ambientais e sociais, controle de Governança de projetos, além de visitas técnicas a projetos em andamento com iniciativas de energia limpa e desenvolvimento socioeconômico em andamento na região Nordeste.

O Maranhão esteve representado pelo secretário em exercício da SEDEPE, José Domingues Neto, pelo assessor especial de Apoio Institucional, Fabrício Brito, e pela superintendente de Mineração, Metalurgia, Petróleo e Gás, Letícia do Carmo.

Segundo José Domingues Neto, a presença da SEDEPE no evento reforça o compromisso do Estado em buscar excelência na gestão de projetos com organismos internacionais.

“Este evento do Banco Mundial, realizado anualmente com os estados mutuários — aqueles que possuem projetos financiados pela instituição —, é uma oportunidade valiosa de aprendizado e integração. A edição de 2025, em Fortaleza, marcou um passo importante para o Maranhão”, destacou o secretário.

Domingues explicou que o encontro reúne, além dos estados mutuários, representantes do Governo Federal, como a Secretaria do Tesouro Nacional, a Secretaria de Planejamento e Orçamento e a Diretoria de Controle de Financiamento Externo do Banco Central, além de técnicos e líderes das carteiras de projetos do Banco Mundial.

“Pela primeira vez, o Banco convidou um estado candidato a mutuário futuro: o Maranhão, resultado de um pleito apresentado pela SEDEPE, que conquistou a aprovação de uma verba de subvenção destinada à elaboração de um estudo técnico para a revitalização da Bacia do Rio Itapecuru”, explicou Domingues.

O projeto prevê proposições de engenharia para controle do fluxo do Rio Itapecuru ao longo das estações do ano, com o objetivo de garantir o melhor aproveitamento dos recursos hídricos e promover sustentabilidade ambiental e econômica.

“Nossa participação foi para avaliar os ganhos de conhecimento e experiência de um futuro mutuário. Tivemos a chance de acompanhar de perto as revisões dos projetos em curso, observar as lições aprendidas e identificar boas práticas que poderão orientar nossas futuras parcerias”, afirmou o secretário.

José Domingues ressaltou ainda que a experiência foi um marco na trajetória institucional da SEDEPE.

“Foi um privilégio participar deste encontro e dialogar com representantes do Banco Mundial, do Governo Federal e de outros estados. Saímos com uma visão mais clara sobre o que é necessário para estruturar projetos robustos e sustentáveis. Acreditamos que isto será uma grande vantagem que obtivemos para favorecer nosso ingresso neste seleto grupo de Estados favorecidos com esta parceria de grande valia para nossos programas estratégicos de desenvolvimento econômico.” completou.

O Governo do Estado, por meio da SEDEPE, tem investido na capacitação de seus técnicos e no fortalecimento das relações institucionais com as principais instituições financeiras de desenvolvimento, nacionais e internacionais, como parte de uma estratégia voltada à viabilização de projetos estruturantes em diversas áreas para desenvolvimento local e até regional.

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/10/governo-do-maranhao-participa-de-evento-com-representantes-do-banco-mundial/