29 de setembro de 2025
Governo do Maranhão promove ação de conscientização sobre doação de
Compartilhe:

O Governo do Maranhão realizou, nesta segunda-feira (29), uma ação alusiva à Campanha Setembro Verde no saguão do Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado, em São Luís. A iniciativa, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) por meio da Central Estadual de Transplantes (CET-MA), buscou sensibilizar passageiros e comerciantes sobre a importância da doação de órgãos e tecidos.

Durante a atividade, que ocorreu das 9h ao meio-dia, foram distribuídos materiais informativos e prestados esclarecimentos à população. O objetivo foi desmistificar preconceitos e orientar sobre como se tornar doador.

A coordenadora de Credenciamento e Educação da CET-MA, Renata Rocha Ferro, destacou a relevância da mobilização.

“Temos buscado fortalecer a Campanha Setembro Verde, realizando ações durante todo o mês em diferentes espaços da cidade, e o aeroporto não poderia ficar de fora, já que as companhias aéreas também são parceiras no transporte de órgãos e tecidos para transplante”, explicou.

Entre os participantes, a ação despertou reflexões e adesões. O aposentado Carlos Alberto Martins, de 67 anos, contou que decidiu se tornar doador após o contato com a equipe.

“Eu considero a iniciativa boa. Eu não era doador, mas agora pretendo ser. Doar é importante porque salva vidas, porque ajuda o outro ser humano que está precisando”, afirmou.

A comerciante Joacélia Avelar, de 52 anos, também reforçou a necessidade da conscientização.

“A ideia de informar as pessoas da importância da doação de órgãos é maravilhosa. Eu já era doadora e tenho reforçado esse desejo com meus familiares, pois vejo a necessidade de quem está na fila de espera”, declarou.

Seja doador: converse com sua família

No Brasil, a decisão final sobre a doação de órgãos e tecidos cabe à família. Por isso, especialistas reforçam a importância de manifestar o desejo ainda em vida. Uma das ferramentas que auxiliam nesse processo é a Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (AEDO), disponível em www.aedo.org.br, que permite registrar oficialmente a decisão de ser doador.

A legislação brasileira (Lei 9.434) prevê dois tipos de doadores:

  • Vivos, que podem doar medula óssea, um rim, parte do fígado e do pulmão.
  • Falecidos com morte encefálica, potenciais doadores de coração, rins, córneas, fígado, entre outros tecidos.

As doações seguem para receptores compatíveis da lista única do Sistema Nacional de Transplantes, garantindo que cada ato de solidariedade possa transformar e salvar vidas.

Fonte: Governo do Maranhão

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/09/governo-do-maranhao-promove-acao-de-conscientizacao-sobre-doacao-de-orgaos-no-aeroporto-de-sao-luis/