
O governo federal anunciou, nesta segunda-feira (4), um investimento de R$ 2,4 bilhões na aquisição de mais de 10 mil equipamentos destinados ao atendimento básico e à realização de cirurgias no Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa faz parte do PAC Saúde e prioriza a compra de produtos fabricados no Brasil, com tecnologia nacional.
Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, responsável pela divulgação da medida, os editais de compra permitirão que equipamentos brasileiros sejam adquiridos mesmo que seus preços sejam até 20% superiores aos de similares importados.
“Isso significa que os equipamentos brasileiros poderão ser adquiridos mesmo que seus preços sejam entre 10% e 20% superiores aos similares importados”, destacou a pasta em nota.
A primeira concorrência pública deve ser iniciada ainda nesta semana. A lista dos equipamentos que serão adquiridos foi divulgada na quinta-feira (31). As compras serão realizadas pelo Ministério da Saúde, dentro da política de incentivo à indústria nacional e ao fortalecimento do complexo econômico e industrial da saúde.
Produção nacional
Atualmente, cerca de 45% da demanda brasileira por medicamentos, vacinas, equipamentos, insumos e tecnologias em saúde é atendida por produtos nacionais. A meta do governo é elevar essa participação para 50% até 2026 e atingir 70% até 2033, segundo informações do comunicado oficial.
A margem de preferência aplicada nos editais beneficia empresas que fabricam no país, desde que cumpram critérios de nacionalidade definidos pela Comissão Interministerial de Inovações e Aquisições do Novo PAC.
Equipamentos contemplados
Entre os 28 itens que compõem a lista divulgada, 17 são destinados à atenção primária e 11 à atenção especializada, incluindo procedimentos cirúrgicos e oftalmológicos.
Na atenção básica, serão adquiridos equipamentos como:
câmara fria para conservação de vacinas;
retinógrafo digital;
bisturi elétrico (eletrocautério);
desfibrilador externo automático;
doppler vascular;
laser terapêutico de baixa potência;
ultrassom para fisioterapia;
balança digital portátil.
Já na atenção especializada, estão previstos:
aparelhos de anestesia;
mesas cirúrgicas elétricas radiotransparentes;
ultrassom portátil;
microscópio cirúrgico oftalmológico;
sistemas de laser para oftalmologia;
videoendoscopia rígida.
O governo destaca que os investimentos fazem parte de uma estratégia para fortalecer a infraestrutura do SUS, ampliar a capacidade de atendimento e incentivar a inovação e o desenvolvimento industrial no país.
*Fonte: Agência Brasil
Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!
Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:
Leia também:
Fonte: https://oimparcial.com.br/brasil/2025/08/governo-investe-r-24-bilhoes-em-novos-equipamentos-para-o-sus-com-foco-na-producao-nacional/