O governo federal anunciou a disponibilização de R$ 4 bilhões, ao longo de cinco anos, para obras e renovação da frota do sistema metroferroviário de Pernambuco. O acordo, celebrado nesta terça-feira (16) no âmbito do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), estabelece uma concessão com prazo de 30 anos.
O projeto foca na transferência de ativos da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) para o governo estadual, seguindo estudos elaborados pelo BNDES. O processo de licitação terá acompanhamento do Ministério das Cidades e da Casa Civil.
Melhorias na frota e infraestrutura
A renovação do sistema contempla a aquisição de novos equipamentos e o remanejamento de frotas existentes:
- Novas aquisições: 18 trens e 4 veículos leves sobre trilhos (VLTs).
- Reforço imediato: A CBTU incorporará 11 trens adicionais, provenientes de compras ou transferências de outras praças de operação.
- Ações para 2026: Estão garantidos R$ 57 milhões para obras civis, recuperação de coberturas e serviços de segurança e conforto nas estações.
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, também assumiu o compromisso de viabilizar a aquisição de pelo menos 100 ônibus elétricos. Esses veículos devem garantir a mobilidade da população com qualidade e conforto durante o período de execução das obras no metrô.
Uma das principais novidades propostas é o sistema de integração total, permitindo que o passageiro pague uma tarifa única para circular em toda a rede durante um determinado período. “Se uma pessoa entrar no metrô e quiser ir de uma ponta a outra da cidade, durante duas horas, ela só paga apenas uma passagem”, ressaltou o ministro Rui Costa.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enfatizou a importância do transporte como um direito sagrado do trabalhador de ter qualidade no trajeto entre o emprego e o lar. Atualmente, a rede da Região Metropolitana do Recife conta com 71,4 km de trilhos, cinco linhas e 37 estações, atendendo diariamente entre 160 mil e 180 mil passageiros.
Leia também:
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/12/governo-investe-r-4-bilhoes-para-modernizacao-de-trens-em-recife/
