16 de setembro de 2025
Governo lança projeto Maraviva com distribuição gratuita de água potável
Compartilhe:

O Maranhão agora conta com um importante serviço oferecido pela Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema): o projeto Maraviva, que consiste na distribuição de água potável em grandes eventos públicos. O equipamento foi entregue nesta terça-feira (16), em solenidade realizada na Estação de Tratamento da Água (ETA) do Sacavém, em São Luís, com a participação do governador Carlos Brandão.

Durante o evento, o governador também entregou 86 novos veículos para reforçar o trabalho da Caema em todo o estado e assinou a ordem de serviço para o reforço estrutural e aumento da produção de água da ETA do Sacavém, que vai ampliar em 70% o volume de distribuição hídrica para a região central da capital.

Maraviva: água potável e gratuita

O projeto Maraviva consiste na distribuição gratuita de água potável, envasada em copos de 200 ml, para grandes eventos públicos e instituições sem fins lucrativos.

“Essa máquina envasadora vai ter um papel importante em fornecer água para os eventos institucionais do governo. Vai servir para aquelas instituições que nos pedem apoio, principalmente às instituições sem fins lucrativos”, reforçou Brandão.

Com capacidade para envasar 2.500 a 3.000 copos de água por dia, o projeto valoriza a identidade maranhense no design dos copos, inspirado nos azulejos coloniais. A água vem dos sistemas Sacavém e Italuís, passando por rigoroso processo de tratamento e monitoramento.

A primeira distribuição ocorreu durante a Expoema 2025, recebendo elogios como símbolo de inovação no serviço público.

Frota reforçada para a Caema

A nova frota disponibilizada para a Caema é composta por 28 motocicletas, 32 automóveis Polo, 20 picapes Strada e 6 Hilux, totalizando 86 veículos distribuídos entre capital e interior.

“A nova frota vai dar um resultado sem dúvida extraordinário. Temos que dar condições de trabalho, com equipamentos seguros, porque enfrentar as estradas exige segurança para os nossos servidores”, destacou Brandão.

Ampliação do abastecimento em São Luís

Segundo o presidente da Caema, Marco Aurélio Freitas, a autorização para reforço estrutural da ETA do Sacavém é um dos principais investimentos do dia. A obra vai beneficiar cerca de 300 mil pessoas, garantindo o fim da intermitência em bairros como João Paulo, Monte Castelo, Filipinho e Centro.

“O governador Brandão está investindo mais de R$ 3 milhões aqui na ETA do Sacavém. Isso vai melhorar de forma significativa o abastecimento da cidade, além de reduzir de verdade a intermitência nessa região”, afirmou.

Reforço na imagem institucional

De acordo com Flávia Alexandrina, diretora da Caema, o Maraviva também tem o objetivo de aproximar a Companhia da população.

“Nós precisávamos fortalecer a marca institucional da Caema, fornecendo a eventos institucionais o produto da Companhia. O projeto não tem objetivo de lucro, é voltado para instituições sem fins lucrativos e já é um sucesso em várias companhias do país”, explicou.

Fonte: Governo do Maranhão

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/09/governo-lanca-projeto-maraviva-com-distribuicao-gratuita-de-agua-potavel-em-eventos/