Os preparativos para a 64ª Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema 2024) estão a pleno vapor. De 1º a 8 de setembro, o Parque Independência, em São Luís, será um centro de negócios e serviços voltados para o agronegócio maranhense. O Governo do Estado apresentará as ações e serviços em prol dos agricultores e pecuaristas, além de diversas atividades voltadas para o público que visitará a exposição, assim como palestras e oficinas.
Realizada pela Associação dos Criadores do Maranhão (Ascem), em parceria com o Governo do Estado, a Expoema faz parte do calendário oficial de feiras e exposições agropecuárias estaduais, e reúne, em um só lugar, shows, mostras agropecuárias, competições, capacitações e várias opções de lazer e entretenimento.
A Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Sagrima) contará com dois espaços durante o evento, com diversas ações e serviços, que serão oferecidos sempre das 16h às 22h.
Programação Sagrima
A programação que será desenvolvida pela Sagrima durante a Expoema 2024 inclui exposição de produtores e empreendedores, com degustação de frutas in natura e de produtos e subprodutos oriundos da agricultura e pecuária maranhense, como queijos, iogurte, doce de leite, geleias, sorvetes, mel, entre outros.
A Sagrima também fará atendimento técnico ao agricultor e ao pecuarista sobre as ações e projetos desenvolvidos pelo órgão, como Declaração de Conformidade da Atividade Agrossilvipastoril (DCAA), Plano de Fruticultura, Plano ABC+MA e outros. O órgão ainda estará com unidades de plantio com viveiros de mudas e uma vitrine viva de meliponicultura nos Sistemas Agroflorestais (SAFs).
No Espaço Pecuária das Águas, a Sagrima terá vitrines tecnológicas com demonstração de piscicultura em viveiro circular suspenso, demonstração de espécies de peixes nativos e exóticos com potencial para piscicultura e mostra de espécies de peixes ornamentais com potencial para aquarismo, além de demonstração de camarões marinhos para carcinicultura.
Haverá, ainda, a realização da oficina “Confecção de tarrafas” com o piscicultor Hélio Crossara. Todos os dias, às 18h, o Caminhão Sesi Alimentação e Nutrição estará com uma cozinha com produtos da pecuária maranhense. No cardápio: vatapá de abóbora com marisco (camarão) e tilápia ao creme de milho; tapioca de camarão e quiche fit de camarão; bolinho saudável de peixe com geleia de pimenta e quiche fit de camarão; tapioca de camarão e bolinho saudável de peixe com geleia de pimenta; pirão nutritivo (cabeça de pescada) e torta de tilápia nutritiva; e vatapá de abóbora com camarão e tilápia ao creme de milho.
Também haverá a Cozinha Show, cozinha interativa com pratos feitos a partir de produtos da agricultura e pecuária maranhense, com um cardápio de trufas de chocolate com frutas e uma oficina de doce de leite; vatapá de abóbora com camarão e torta de tilápia; tilápia ao creme de milho e pirão de pescada; e iogurte natural.
Palestras e oficinas
No espaço Sagrima acontecerá uma programação de palestras e oficinas, na quinta-feira (5) e na sexta-feira (6). Na quinta-feira (5), às 16h, acontece a palestra “Declaração de Conformidade da Atividade Agrossilvipastoril (DCAA) – dispensa de licença ambiental e acesso ao crédito” com Darlann Weskley, superintendente de Pesquisa e Geoprocessamento da Sagrima. Em seguida, será realizada a palestra “Agrometeorologia: projeção climática” com Yanca dos Santos, técnica do órgão.
Já na sexta-feira (6), também a partir das 16h, será realizada a oficina “Produção de mudas” com Tenório Rodrigues, técnico da Sagrima. A programação segue com as palestras “Plano de Desenvolvimento da Fruticultura do Estado do Maranhão”, “Programa Tempo de Semear”, “Plano de Ação Estadual ABC+ Maranhão” e “Estímulos governamentais ao investimento na cadeia da Pecuária das Águas”.
Também serão realizadas mesas redondas sobre financiamento agrícola, uma parceria da Sagrima, Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp) e Banco do Nordeste. A programação da Sagrima inclui, ainda, o lançamento do Programa Tempo de Semear e do Edital do Programa e Assinatura do Termo de Cooperação Técnica.
Durante a 64ª Expoema ocorrerá a gravação ao vivo do “Podcast Sagrima” com temas relacionados ao agronegócio.
A Sagrima também terá uma programação infantil, das 9h às 12h, que inclui uma oficina de produção de iogurte e “Pequenos Jardineiros”, uma oficina de produção de mudas para crianças e adolescentes.
Estímulo à agricultura familiar
A Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp) levará os agricultores familiares para a 64º Expoema.
Por meio da Cozinha Aromas e Sabores, será montada uma espécie de cozinha interativa para produção de pratos feitos no local, utilizando produtos da agricultura familiar.
Será feita ainda a comercialização de pimenta, geleias e doces de produtos oriundos da agricultura familiar com a participação da agricultora Elena Viégas, proprietária da empresa Casa de Elena.
O artesanato maranhense estará presente na feira com exposição da empresa Artes em Madeiras e comercialização de flores com a empresa Viveiro Alberto.
No stand da Agerp também serão feitas capacitações, palestras e oficinas por meio da Coordenação de Formação e Capacitação Rural com os temas “Alimentação saudável e segurança alimentar”, “Criação de animais de pequeno porte”, “Mudas frutíferas”, “Bacia leiteira e oportunidade de negócios”, “Produtos orgânicos e certificação”, “Beneficiamento do pescado”, “Apicultura e seus subprodutos”, “Arranjos florais” e “Certificação de produtos de origem animal e vegetal”.
64ª Expoema
A 64ª Expoema reúne dezenas de outras atividades, como Exposição de Animais, Prova de Hipismo, Prova de Três Tambores, Torneio Leiteiro e Julgamento de Raças de Caprinos e Ovinos.
Como já é tradição, a Expoema contará com uma vasta programação cultural. Confirmados os shows com a cantora Fabrícia, Nadson o Ferinha e com a dupla Diego & Victor Hugo, que marcam a festa de abertura da exposição no domingo, dia 1º.
Durante a feira anda estão confirmados shows dos artistas Silvanno Salles, Léo Magalhães, Zezo, Lucas Seabra, Bruno & Marrone, a banda Calcinha Preta, a cantora Thaís Moreno, Dorgival Dantas, a banda Forró Estourado, a banda Seu Desejo, o cantor Grelo da Seresta e Batista Lima, ex-vocalista da banda Limão com Mel.
A 64º edição da Expoema contará com uma noite dedicada à música cristã, com shows de Forró D’Crente e da cantora e compositora Isadora Pompeo.
A programação completa de shows pode ser verificada nas redes sociais da Secretaria de Estado da Cultura (Secma).
Fonte: https://oimparcial.com.br/checamos/2024/08/governo-tera-programacao-voltada-para-o-agronegocio-com-servicos-oficinas-e-palestras/