Em menos de 24 horas, duas mortes foram registradas na região metropolitana de São Luís. O casos aconteceram na última quarta-feira (14), em pontos distintos na Ilha e mostram que o início de 2026 está sendo bastante violento na Grande Ilha.
Os casos
O primeiro caso foi na região central de São Luís, em um posto de combustíveis, nas proximidades das Cajazeiras, perto do Parque do Bom Menino. O crime teria ocorrido após uma discussão entre uma pessoa e o motorista de um carro. O caso está sendo investigado para esclarecer os fatos e localizar os envolvidos.
Durante a noite, uma tentativa de assalto, no bairro do Paranã, em Paço do Lumiar, dois homens teriam tentado realizar um assalto em um estabelecimento comercial quando um agente penal, que também estava no local, reagiu à abordagem. Durante a ação, houve troca de tiros entre os envolvidos. Um suspeito morreu, o outro foi baleado e o agente também ficou ferido. Ele recebeu atendimento médico e o estado de saúde é estável.
Em 15 dias foram 10 mortes violentas
Estes dois casos chamam a atenção do aumento da violência no início do ano de 2026.
Em 15 dias foram 10 mortes violentas, sendo que foram 8 em São Luís, um em São José de Ribamar e um em Paço do Lumiar. A média de mortes violentas chega a 1,5 por dia há Grande Ilha. Comparando com janeiro de 2025, foram 14 assassinatos durante todo o mês, sendo que em 2026 já foram 10 em 15 dias. Outro fator que chama a atenção é que todas as vítimas foram do sexo masculino.
Trânsito violento
O trânsito também é um dos que mais tirou vidas nesse início de ano na região metropolitana de São Luís. De acordo com dados estatísticos da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA), nos primeiros 12 dias do ano, foram seis morte por acidentes de trânsito, ou seja, a cada dois dias uma pessoa perde a vida nas ruas e avenidas na Ilha.

Foram três acidentes fatais na capital, dois em São José de Ribamar e um em Paço do Lumiar. Esses dados mostram que São Luís é mais violenta tanto no quesito mortes violentas intencionais, como no trânsito. Juntando os dois números, 16 pessoas perderam a vida nos primeiros 15 dias do ano nos quatro municípios da Grande Ilha.
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2026/01/grande-ilha-registra-10-mortes-violentas-em-apenas-15-dias-de-2026/
