A greve dos rodoviários das empresas 1001, que paralisou parte do transporte público de São Luís desde o dia 24 de dezembro, foi encerrada na manhã deste domingo (28). O fim do movimento foi definido após reunião realizada na sede da Expresso Rei de França, por volta das 8h40, com representantes das empresas, dos trabalhadores, do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de São Luís (SET) e do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Maranhão (STTREMA).
A paralisação havia sido deflagrada em razão do atraso no pagamento do adiantamento salarial previsto para 20 de dezembro e do 13º salário de 2025. As partes chegaram a um acordo, cientes da decisão judicial proferida pela Justiça do Trabalho do Maranhão (TRT da 16ª Região), no âmbito dos processos que tratam do movimento grevista.
Pelo acordo, a greve foi oficialmente encerrada a partir do fim da reunião, com retorno imediato dos trabalhadores às atividades e restabelecimento integral da operação das linhas paralisadas. Os empregados escalados para o segundo turno do dia 28 retomaram o serviço ainda pela manhã.
Pontos definidos na reunião
Ficou definido que o STTREMA formará uma Comissão Paritária, responsável por organizar a retomada gradual do pagamento das verbas trabalhistas em atraso, estabelecendo a ordem de prioridade dos valores a serem quitados a partir de 29 de dezembro, incluindo os adiantamentos salariais vencidos e o 13º salário. A comissão também levará em conta as funções e as verbas específicas dos trabalhadores afetados.
Os pagamentos serão realizados com recursos provenientes da renda da operação das empresas, incluindo valores arrecadados nas catracas dos ônibus, vale-transporte e passe estudantil, até que todos os débitos sejam quitados. Para garantir transparência, o SET designará um representante que acompanhará diariamente, na garagem da Rei de França, a prestação de contas da arrecadação das empresas monitoradas pela bilhetagem eletrônica.
O acordo também assegura que não haverá descontos nos salários nem nos tíquetes alimentação dos trabalhadores pelos dias parados durante a greve, quando do fechamento da folha de pagamento de dezembro de 2025. SET e STTREMA se comprometeram a comunicar os termos do entendimento ao Juízo Trabalhista, enquanto as empresas afirmaram que envidarão esforços para cumprir integralmente a Convenção Coletiva de Trabalho.
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/12/greve-dos-rodoviarios-da-1001-chega-ao-fim-em-sao-luis-e-onibus-retomam-operacoes/
