POLUIÇÃO
10 pessoas já foram presas na operação “Protetor dos Biomas” da Polícia Civil do Maranhão – em combate a crimes ambientais no estado
Um homem de 69 anos foi preso em flagrante ontem (20), descartando cerca de 1 tonelada em área de mata nativa em Pastos Bons, a 545 km de São Luís.
Segundo informações da Polícia Civil do Maranhão (PC-MA), o homem e o caminhão que usava para o despejo foram apresentados na delegacia do município. O suspeito acabou solto após pagamento de fiança.
A ação é parte da operação policial Protetor dos Biomas – que visa prevenir e combater crimes ambientais. Em 40 dias de operação no Maranhão, a Polícia Civil já conta 12 pessoas indiciadas e 10 presas por praticarem algum tipo de crime contra a fauna e flora. (Mais após a imagem)
De acordo com a Lei Federal n° 9.605/1998 – conhecida como Lei de Crimes Ambientais – o descarte irregular de resíduos é considerado crime. O artigo 54 desta legislação estabelece penalidades que incluem reclusão, detenção ou pagamento de multa.
A ação policial foi deflagrada por equipes policiais das Delegacias Regionais de Presidente Dutra e Caxias, além do Grupo de Resposta Tática (GRT/SEIC).
A Operação “Protetor dos Biomas” é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), através da Secretarias de Segurança Pública dos Estados.
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2024/05/homem-e-preso-em-flagrante-descartando-1-tonelada-de-lixo-em-mata-de-pastos-bons/