
O Hospital da Ilha está em fase de ampliação com a construção de 33 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A obra, dividida em três alas com 11 leitos cada, possui o objetivo de reforçar a estrutura hospitalar voltada ao atendimento de pacientes em estado grave.
O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, esteve presente no hospital para acompanhar o andamento das obras, discutir prazos de entrega e alinhar os planos de funcionamento para o novo setor. De acordo com ele, o Hospital da Ilha atua de forma estratégica na rede estadual de saúde, tanto pela capacidade de atendimento quanto pela oferta de serviços especializados.
“O Hospital da Ilha é uma das principais unidades de saúde que o Governo do Estado dispõe em sua rede. Além de oferecer cirurgias e atendimentos especializados, como a Unidade de Tratamento de Queimados, ele é peça-chave no nosso projeto de ampliar e fortalecer a saúde pública no Maranhão”, destacou o secretário Tiago Fernandes.
Atualmente a obra está na fase de instalação elétrica, hidráulica, sistemas hidrossanitário e de combate a incêndios. Para Ana Carolina Hortegal, diretora-geral da unidade, a construção de ampliação representa um avanço importante na capacidade de resposta hospitalar.
“É uma segurança para as pessoas que necessitam de um suporte de tratamento avançado. A iniciativa do governador Carlos Brandão permite aumentarmos também a nossa oferta alcançando quem mais precisa”, disse .
Referência em cirurgia geral, o Hospital da Ilha é uma das principais referências em atendimento de alta complexidade no Maranhão e conta com especialidades médicas como gastroenterologia, urologia, neurocirurgia, ortopedia, cardiologia, vascular, oftalmologia, e outros. Além disso, abriga a Unidade de Tratamento para Queimados (UTQ), atendimento de ponta que acolhe pacientes vítimas de queimaduras e que precisam de assistência especializada.
Leia também:
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/07/hospital-da-ilha-sera-ampliado-com-33-novos-leitos-de-uti/