10 de outubro de 2025
HU-UFMA anuncia reforma e ampliação do Ambulatório de Especialidades
Compartilhe:

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA/Ebserh) deu mais um passo rumo à modernização de sua estrutura e à ampliação da capacidade assistencial nesta sexta-feira (10). Em solenidade com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, e do presidente em exercício da Ebserh, Daniel Beltrammi, foi assinada a ordem de serviço para elaboração dos projetos arquitetônicos e de engenharia da reforma e ampliação do Ambulatório de Especialidades.

Durante o evento, o ministro também anunciou o início das negociações com o governo do Estado para a aquisição de um novo prédio, que permitirá ampliar ainda mais as instalações do hospital.

“Autorizamos hoje a elaboração do projeto, no valor de R$ 699 mil, que antecede obras estimadas em R$ 25 milhões, financiadas com recursos do Novo PAC. O novo espaço vai concentrar todas as atividades ambulatoriais do hospital, em uma área cedida pelo Exército Brasileiro”, explicou Camilo Santana.

O ministro destacou que o investimento reforça o compromisso com a formação em saúde e o atendimento público. “Esse é um investimento fundamental para garantir não apenas a qualidade da formação dos profissionais de saúde da universidade, mas também a melhoria contínua do atendimento à população do Maranhão e de outros estados”, afirmou.

Novo prédio ambulatorial

Atualmente, o HU-UFMA possui duas unidades hospitalares e nove prédios anexos distribuídos no entorno. O projeto prevê a unificação dos ambulatórios em um único espaço, com 30 consultórios, salas de procedimentos, enfermagem, inalação e gesso, proporcionando mais conforto e agilidade no atendimento.

O presidente em exercício da Ebserh, Daniel Beltrammi, destacou o avanço da instituição.

“O HU-UFMA tem muito a celebrar. Realizou o primeiro transplante de coração e o primeiro transplante de medula óssea autólogo do Maranhão, além de ser referência na formação de profissionais de saúde. Agora, soma-se a tudo isso o anúncio de novos investimentos, reafirmando a força do SUS e a missão da Ebserh”, declarou.

A superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages, também ressaltou o momento de expansão. “O que nós fazemos hoje já não cabe na estrutura atual. Precisamos crescer para atender melhor e formar ainda mais. Estamos iniciando uma nova etapa na história do HU-UFMA”, afirmou.

A cerimônia foi realizada no auditório central da Unidade Materno-Infantil e contou com a presença do reitor da UFMA, Fernando Carvalho, da secretária municipal de Saúde, Ana Carolina Mitri, e do assessor institucional da reitoria, Natalino Salgado Filho.

Educação hospitalar

Durante a visita, a comitiva conheceu a Sala da Classe Hospitalar, projeto do HU-UFMA em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed). A iniciativa permite que pacientes em tratamento continuem seus estudos enquanto permanecem matriculados na rede municipal. As aulas seguem o currículo oficial e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), garantindo histórico escolar e certificação ao final do período letivo.

Além da Unidade Materno-Infantil, o programa também inclui o projeto ABC Nefro, que promove alfabetização de pacientes de 15 a 98 anos durante sessões de hemodiálise, adaptando o conteúdo às condições de cada estudante.

Sobre a Ebserh

O HU-UFMA integra a Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh administra 45 hospitais universitários federais e apoia suas atividades assistenciais, de ensino e pesquisa. Essas unidades atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), ao mesmo tempo que formam profissionais e incentivam inovação na área da saúde.

*Fonte: GOV MA

AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!

Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:

Leia também:

Fonte: https://oimparcial.com.br/brasil/2025/10/hu-ufma-anuncia-reforma-e-ampliacao-do-ambulatorio-de-especialidades/