24 de novembro de 2024
IAPE e Real Codó decidem Segundinha do Campeonato Maranhense
Compartilhe:

A grande final da Série B Maranhense será disputada neste domingo (24), a partir das 15h30, no Estádio Nhozinho Santos, na capital. As duas melhores equipes da Segundinha, que já garantiram participação na Série A (primeira divisão), entrarão em campo em igualdade de condições, apesar do time codoense ter realizado melhor campanha. É que o regulamento determina um jogo único da final com local sendo conhecido por sorteio. Desta forma, o time da capital evitou a viagem para o interior e fugiu da força da torcida codoense caso a disputa fosse no Estádio Renê Bayma.

Se houver empate nos 90 minutos, o campeão será conhecido por meio de cobranças de tiros livres, direto da marca penal.Na fase semifinal, o Codó passou pelo São Luís (3 a 1 e 1 a 0), enquanto o IAPE eliminou o ITZ Sport, de Imperatriz, por 3 a 0 e 3 a 1. O Canarinho da Ilha sobe pela terceira vez para a primeira divisão. Por sua vez, o representante da Região dos Cocais é o caçula da divisão de elite. Tem na sua administração o ex-jogador Jackson, que defendeu o MAC e outros grandes clubes do Brasil, inclusive vestindo a camisa da Seleção Brasileira.

O elenco codoense é 90% formado por atletas de lá mesmo, onde são disputados os campeonatos. Vários craques revelados naquela cidade foram exportados para os grandes centros nos últimos anos, e até para o exterior, mas apesar de serem estimulados a disputar os estaduais, os desportistas preferiam ficar de fora, sob a alegação de que as competições promovidas pela FMF seriam, no seu entendimento, muito desorganizadas. A última vez que Codó disputou o Campeonato Maranhense foi em 1996. O time que usou o nome da cidade foi fundado em 1º de maio de 1995.

O IAPE (Instituto de Administração de Projetos Educacionais Futebol Clube) foi fundado em 10 de agosto de 2008 e voltou com uma nova direção comandada pelo grupo DFG Sports, investindo nas categorias de base e profissional em 2020. Nesta Série B está reforçado por alguns atletas que já atuaram nos grandes clubes da capital como Luís Fernando (zagueiro), Luís Gustavo (lateral-esquerdo) e Rodriguinho (meia atacante).

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2024/11/iape-e-real-codo-decidem-segundinha-do-campeonato-maranhense/