28 de outubro de 2025
Igrejas católicas celebram São Judas Tadeu
Compartilhe:

Encerra nesta terça-feira (28), o Festejo de São Judas Tadeu, em igrejas e paróquias de São Luís. Na Igreja São Judas Tadeu, no João Paulo, na Avenida João Pessoa, fiéis se preparam para a festa de honra ao Santo, comandada pelo pároco, Frei Heleno Moreira.

O festejo iniciou no dia 19 de outubro, com o tema “Com São Judas Tadeu, Caminhamos com Cristo, Nossa Esperança”, e encerra neste dia 28 com missa às 6h30 e uma programação ao longo do dia, finalizando com a procissão, às 16h, e em seguida, a missa de encerramento.

Após a missa tem programação cultural e largo com vendas de comidas e lanches. “São Judas Tadeu é intercessor pelas causas impossíveis, é padroeiro dos hospitais. O festejo é um momento forte onde nós renovamos nossa fé e fortalecemos nossa esperança. O tema deste ano está em sintonia com o Jubileu Peregrinos da Esperança. Venha e traga sua família para esse momento de fé. Paz e bem”, convida o pároco Frei Heleno.

São Judas era primo de Jesus

São Judas era primo de Jesus. Sua mãe era prima da Virgem Maria e seu pai, Alfeu ou Cleofas, era primo de São José. Judas e Tiago, seu irmão, estavam entre os doze escolhidos para serem os primeiros discípulos de Jesus.

Os historiadores o denominam como Judas Tadeu, que significa cordato, benigno e corajoso, o que o diferencia do Iscariotes, o discípulo que traiu Jesus.

Nascido em Caná da Galileia, São Judas e seu irmão Tiago eram muito próximos da família de Jesus, portanto, eram conhecidos como irmãos de Jesus, devido ao parentesco familiar e à proximidade com que viviam.

Padroeiro das causas impossíveis

Após a ressurreição de Jesus, São Judas Tadeu passou a vida pregando os ensinamentos do Cristo na Galiléia, na Samaria, na Mesopotâmia, na Síria, na Armênia e na Pérsia. É no dia 28 de outubro que a Igreja faz memória de São Judas, morto no ano de 70. São Judas morreu como mártir. Segundo a história, ele foi assassinado com golpes de lanças, machados e porretes.

Suas relíquias estão conservadas na Basílica de São Pedro, em Roma. A fama de padroeiro das causas impossíveis, surgiu, segundo informações da Igreja, porque os cristãos medievais não tinham costume de se dirigir a São Judas por medo de rezar pelo traidor. Entretanto, em aparições a outros santos, Jesus dizia que se recorresse a São Judas diante de causas desesperadas.

Dessa forma, tornou-se grande o número de devotos que recorrem a São Judas Tadeu nas tribulações e causas impossíveis de serem realizadas humanamente. A associação do nome do santo às causas impossíveis é tão grande que ele é conhecido por diferentes povos cristãos pelo seu poder milagroso.

Leia também:

Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!

Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/10/igrejas-catolicas-celebram-sao-judas-tadeu/