14 de setembro de 2025
Imperatriz realiza segundo mutirão de cirurgias de varizes
Compartilhe:

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), promove entre 15 e 19 de setembro o segundo mutirão de cirurgias de varizes dos membros inferiores, no Centro de Especialidades Médicas de Imperatriz (CEMI), localizado na Rua Dr. Itamar Guará, entre as ruas Sergipe e Bahia, bairro Jardim Três Poderes.

Um dos principais objetivos é o retorno pós-procedimento dos pacientes que participaram do primeiro mutirão, garantindo avaliação médica e, se necessário, a realização de um novo procedimento. Essa etapa não é para inscrições novas de cirurgias previamente agendadas, e sim para acompanhamento médico.

Ao todo, 1.514 pacientes já cadastrados serão atendidos, divididos em cinco dias. O atendimento é organizado por listas diárias, e cada paciente deve comparecer exclusivamente no dia indicado para não perder o atendimento. Clique aqui para conferir a lista dos pacientes cadastrados para retorno. As cirurgias acontecem a partir das 7h30, com procedimentos diários. Os pacientes que não conseguiram realizar a cirurgia na primeira fase tiveram suas inscrições revalidadas e devem comparecer no dia e horário informados na lista oficial. Clique aqui para conferir.

Além do retorno dos cadastrados, haverá vagas de livre demanda, no qual serão 90 novos pacientes por dia, com exceção da sexta-feira, que terão 106, todos por ordem de chegada. Para melhor organização, haverá duas filas separadas, uma para os retornos e outra para os novos pacientes. Os procedimentos serão realizados em parceria com a Clínica Médica geral de Simões.

Todos deverão comparecer ao local portando documento de identidade com foto, Cartão Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de residência.

Para o secretário municipal de Saúde, Flamarion Amaral, “Esse mutirão é mais uma prova do nosso compromisso em garantir que cada paciente tenha acompanhamento completo e de qualidade. O retorno pós-cirurgia é fundamental para a recuperação e para que possamos avaliar cada caso com atenção. Além disso, as vagas de livre demanda permitem que novos pacientes também tenham acesso ao cuidado especializado. É um esforço grande de toda a equipe para oferecer saúde com responsabilidade e resultados para a população de Imperatriz.”.

O primeiro mutirão, realizado anteriormente, foi considerado um sucesso pela gestão municipal, reforçando o compromisso da Prefeitura de Imperatriz em garantir acesso a procedimentos especializados e cuidado integral com a saúde da população.

Esses atendimentos refletem uma demanda crescente de pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde e demais serviços da Rede de Atenção à Saúde, que necessitam de atendimento especializado em cirurgia vascular.

As varizes, além do desconforto estético, provocam dores, inchaço nas pernas e podem evoluir para complicações graves, como trombose e úlceras venosas. A iniciativa busca reduzir as filas e garantir acesso a um tratamento seguro e eficaz, promovendo mais qualidade de vida para a população.

A Diretora do Centro de Especialidades Médicas de Imperatriz (CEMI), Ananda Santos, enfatizou que “o mutirão de varizes representa um grande avanço para a saúde pública de Imperatriz. Trata-se de uma ação que vai muito além do tratamento médico, é um gesto de cuidado, acolhimento e respeito à população.

Para os pacientes, significa um alívio de dores, melhora na qualidade de vida e a retomada de atividades que muitas vezes eram limitadas pela doença. Para o município, é a demonstração do compromisso com a promoção da saúde, a redução das filas de espera e o fortalecimento da atenção especializada. É um trabalho conjunto que transforma realidades”.

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/09/imperatriz-realiza-segundo-mutirao-de-cirurgias-de-varizes/