4 de setembro de 2025
Implantação de refinaria de petróleo na ZPE de Bacabeira pode
Compartilhe:

Em visita ao Maranhão, representantes da empresa americana Oil Group participaram, na última quarta-feira (3), em São Luís, de uma reunião virtual com o governador do Estado, Carlos Brandão, para tratar da instalação do primeiro projeto industrial na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Bacabeira, município localizado no norte maranhense.

Conglomerado internacional do setor de energia, a Oil Group é considerada a empresa âncora da ZPE. Os executivos vieram ao Maranhão para alinhar detalhes sobre a instalação de uma refinaria de petróleo no estado. Brandão, que cumpre agenda em Brasília (DF), participou do encontro por videoconferência.

A agenda em São Luís dá continuidade à reunião realizada em junho, em Paris, entre o governador, representantes da Oil Group e a Investe Maranhão, agência de desenvolvimento econômico do estado. Os representantes da empresa vieram conhecer o local da instalação da refinaria, discutir aspectos tributários, jurídicos e econômicos, além de avaliar o processo de exportação do petróleo via Porto do Itaqui.

“Seguimos colhendo os frutos da missão que realizamos em Paris. Recebemos no Maranhão os representantes da Oil Group e estamos em tratativas para definir a instalação da empresa em nosso estado. Durante a visita à ZPE de Bacabeira e ao Porto do Itaqui, apresentamos toda a estrutura que o Maranhão oferece”, afirmou o governador Carlos Brandão em mensagem nas redes sociais.

O encontro foi realizado na sede da Investe Maranhão e contou com a presença do presidente da ZPE de Bacabeira, Pedro Rocha Neto; do presidente da Investe Maranhão, Cauê Aragão; de técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos (Sedepe); e do sócio-fundador e presidente da Oil Group, Martin Wittstrom.

Geração de empregos

A ZPE de Bacabeira terá 8 milhões de metros quadrados de área locável, com heliporto, refeitório, ramal ferroviário próprio e espaço para eventos. A refinaria produzirá óleo combustível pesado (bunker) para exportação, com possibilidade de instalação de um terminal no Porto do Itaqui para o recebimento de petróleo bruto importado.

O projeto prevê 300 empregos permanentes e cerca de 2 mil postos de trabalho diretos durante a fase de construção. “Esse movimento é resultado da nossa busca ativa na França e vai garantir a geração de mais de 2.300 empregos diretos e indiretos, trazendo oportunidade, renda e desenvolvimento para os maranhenses”, disse Brandão.

Para a implantação da ZPE em Bacabeira, foi encaminhado o projeto-âncora da mini-refinaria modular da Oil Group, exigência para viabilizar a instalação da zona. Inicialmente, cada módulo terá capacidade para 20 mil barris de petróleo por dia, podendo alcançar 50 mil barris/dia na terceira etapa.

“Tivemos uma reunião fantástica com a Investe Maranhão. Estamos recebendo muito apoio e estou muito entusiasmado com o que aconteceu aqui hoje. É o tipo de suporte que você precisa para desenvolver um projeto como este. Nossa reunião de hoje é uma extensão do encontro em Paris, onde iniciamos discussões mais sérias sobre como proceder com o projeto”, destacou o presidente da Oil Group Martin Wittstrom.

Próximos passos

Segundo o CEO da subsidiária de refino da Oil Group no Brasil, Gustavo Zumel, a meta é iniciar as obras em 2027 e começar a operação em 2029. “Em Paris, lançamos as bases do projeto de uma refinaria com capacidade de refino de 50 mil barris por dia. Hoje tivemos uma reunião extremamente produtiva para ajustar os últimos pontos em aberto e avançar com o cronograma”, afirmou.

O presidente da ZPE de Bacabeira, Pedro Rocha Neto, destacou que a área funcionará como um distrito industrial alfandegado, ampliando o potencial exportador do Maranhão. “A empresa que se instalar ali terá compromisso exportador. É um projeto que pode gerar, em cinco anos, mais de 30 mil empregos diretos e indiretos”, pontuou.

Operando no mercado de petróleo e gás, a Oil Group é formada pela holding americana Oil Group Holding US Oil, com sede em Houston (EUA), e atua no Brasil por meio da Oil Group Brasil Oil, no Rio de Janeiro, além da Oil Group Investimentos em Refinaria S.A.

O Maranhão reúne condições estratégicas para o projeto, tanto pela infraestrutura logística já existente quanto pela posição geográfica, que facilita o comércio exterior em rotas mais curtas para a Ásia (via Canal do Panamá), Europa e Estados Unidos.

*Fonte: Governo do Maranhão

Fonte: https://oimparcial.com.br/politica/2025/09/implantacao-de-refinaria-de-petroleo-na-zpe-de-bacabeira-pode-gerar-23-mil-empregos/