15 de outubro de 2025
Influentes do STF defendem Pacheco para vaga de Barroso; Planalto
Compartilhe:

Diante das expectativas fomentadas pelo aguardo da definição do substituto de Luís Roberto Barroso no Supremo Tribunal Federal (STF), ministros da Suprema Corte se reuniram com o presidente Lula em Brasília. A reunião contou com a presença de Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes, Flávio Dino e Cristiano Zanin, além de Rui Costa, ministro-chefe da Casa Civil, e Ricardo Lewandowski, titular da Justiça.

De acordo com relatos, mesmo que a sucessão de Barroso tenha sido o pano de fundo da conversa, o assunto não chegou a ser tratado diretamente. Fontes alegam que o presidente evitou citar nomes e desviou do assunto quando questionado, sem apontar ou dar pistas de quem será o escolhido para a vaga.

No entanto, interlocutores que estavam próximos de Lula destacam que possivelmente a decisão já está tomada e que ele apenas preferiu não comunicar no momento.

Após a reunião em Brasília, uma ala influente da Corte enfatizou a preocupação com o perfil do futuro ministro e defendeu o nome do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), como uma alternativa capaz de conferir “relevância institucional e musculatura política” ao STF. Essa corrente é liderada por Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes, ambos presentes no encontro com o chefe do Executivo.

Mesmo diante da articulação em torno de Pacheco, no Palácio do Planalto e entre setores próximos ao presidente Lula, o nome mais mencionado segue sendo o de Jorge Messias, atual advogado-geral da União (AGU).

Leia também:

Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!

Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/10/influentes-do-stf-defendem-pacheco-para-vaga-de-barroso-planalto-aponta-jorge-messias-como-favorito/