
Nesta segunda-feira (19), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou uma ação ambiental e social para promover a conscientização da comunidade a respeito da importância do descarte correto de lixo, da preservação do meio ambiente, da não poluição do mar e do enfrentamento à dengue. A ação faz parte do projeto “Sorrir para o Mar”, que também ofertou serviços de saúde.
De acordo com o diretor-geral da unidade, Phillipe Nascimento, a iniciativa busca envolver a comunidade em práticas sustentáveis e educativas. “Convidamos a população para somar conosco nesta ação de limpeza e conscientização. Coletamos lixo no entorno da unidade, promovemos palestras e oferecemos diversos serviços de saúde. É um trabalho contínuo de sensibilização, que pretendemos intensificar nos próximos meses”, ressaltou.
Ao decorrer da ação, atendimentos odontológicos foram realizados no Sorrir Móvel, com clínico geral, além da oferta de testes rápidos para sífilis, hepatites B e C e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Além disso, também foram realizadas palestras educativas direcionadas à prevenção das arboviroses, como dengue, zika e chikungunya.
A mobilização contou com apoio de voluntários da Casa ACQUA e da Associação de Moradores do Bairro São Francisco. Além dos atendimentos de saúde, voluntários e equipes da unidade realizaram a coleta manual de resíduos descartados de forma irregular nas proximidades da clínica.
Luís Cláudio Soares, presidente da Associação de Moradores do bairro São Francisco, participou da mobilização e destacou a importância de ações como essa. “Precisamos conscientizar a população sobre o descarte correto do lixo e dos riscos que o acúmulo traz para a saúde pública. Foi gratificante participar e, se me chamarem de novo, estarei aqui para contribuir”, disse.
A dona de casa Ronilda Moura Lobato, de 39 anos, esteve presente na ação acompanhada da sobrinha Isadora Lobato, de 13 anos. As duas participaram das programações e receberam atendimento odontológico no Sorrir Móvel. “Fiquei muito satisfeita. As palestras foram esclarecedoras e os serviços, de grande importância. Nem todo mundo tem condições de pagar por um dentista, então que ações como essa se repitam”, afirmou.
A unidade Sorrir Ponta do São Francisco faz parte da Rede de Unidades de Especialidades Odontológicas do Maranhão (Sorrir). Através do Sistema Único de Saúde (SUS), oferece serviços gratuitos de clínica geral, odontopediatria, radiologia e ações educativas em saúde bucal.
Leia também:
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/05/iniciativa-mobiliza-comunidade-na-unidade-sorrir-ponta-do-sao-francisco/