6 de julho de 2025
Inscrições abertas para o Seminário Maio Laranja 2025
Compartilhe:

Nesta sexta-feira (30), acontecerá o “Seminário Maio Laranja 2025: Caminhos Intersetoriais no Enfrentamento à Violência Sexual Infantojuvenil” que possui o objetivo de promover um ambiente de reflexão, debate e difusão de práticas integradas para a prevenção e enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e jovens. O evento é realizado pelo Instituto de Terapias Integrativas (IESTI), em parceria com a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e a Rede Amiga da Criança.

A atividade é aberta ao público e as inscrições para o Seminário podem ser feitas por link. A iniciativa está inserida no contexto da Campanha Maio Laranja, que busca a prevenção e o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes no país. “O objetivo de unir esta rede de instituições que cuida dessas crianças é proporcionar espaços de escuta e de proteção na escola, em casa e na sociedade, inclusive para as famílias, pois este é o ambiente em que mais acontecem essas violências”, destaca a coordenadora de projetos do IESTI, Camila Costa.

O ação será realizada em duas etapas, a primeira, pela manhã das 8h30 às 12h, discussões acadêmicas com mesas temáticas acontecerão no Auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da UEMA, no Centro Caixeiral. Já durante o período da tarde, das 14h às 17h, será realizada uma Exposição de Painéis, destinada à apresentação de pesquisas e experiências institucionais por estudantes e representantes da rede de proteção, na sede do IESTI, na Rua da Palma, 322-Centro, São Luís. As vagas são limitadas e o preenchimento do formulário de inscrição é obrigatório para emissão de certificado. A certificação terá carga horária de 8h horas para ouvintes e 20h para expositores.

Na oportunidade, serão discutidos os temas “O Sistema de Justiça e a Proteção Integral da Criança: Avanços e Desafios” e “Como articular Direito, Saúde e Rede Socioassistencial?”. A proposta é discorrer a respeito dos direitos da criança e do adolescente, com direcionamento para a saúde mental das vítimas, nos instrumentos legais de proteção e na atuação dos serviços socioassistenciais.

O Seminário busca a formação e mobilização da comunidade acadêmica, de profissionais da rede de proteção e da sociedade civil em torno do debate. A ocasião é destinada a estudantes das áreas de Direito, Psicologia, Serviço Social e afins, profissionais da rede de proteção à infância e adolescência, membros do sistema de justiça, representantes de organizações da sociedade civil, gestores públicos e sociedade civil, em especial, crianças e adolescentes.

Dados sobre violência no país

Segundo o Ministério dos Direitos Humanos e da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, no Brasil, mais de 18 mil denúncias de violência sexual infantojuvenil foram registradas durante o ano 2023 por meio do Disque 100.

Já no Maranhão, entre os anos 2015 e 2021, foram registrados 1.179 casos de violência sexual contra crianças e adolescentes. Conforme dados da Secretaria de Estado da Saúde; 76,8% das vítimas foram meninas; 57% das ocorrências envolviam estupro e 38,9% dos agressores eram familiares. De acordo com a UNICEF e o Ministério dos Direitos Humanos, estima-se que os números indicam apenas 10% a 20% dos casos, devido a falta de taxa notificação em grande parte das situações.

Leia também:

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/05/inscricoes-abertas-para-o-seminario-maio-laranja-2025/