2 de agosto de 2025
Instituto Cultural Vale e Movimenta Cultura lançam plataforma para facilitar
Compartilhe:

O Movimenta Cultura apresenta a principal novidade de sua programação em 2025: o Ciclo de Formação 100% Digital e Gratuito, voltado para quem deseja desenvolver projetos culturais com mais autonomia e qualidade. Composto por uma websérie educativa, guia didático completo e o assistente virtual ROBOIZINHO, o Ciclo integra a nova edição do projeto, que é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, parceria do Instituto Tatajuba e realização do Ateliê 22. Reafirmando o compromisso com a democratização do conhecimento por meio de soluções descomplicadas e de amplo alcance, os materiais do Ciclo podem ser acessados no site movimentacultura.com.br .

Totalmente gratuito e digital, o conteúdo foi desenvolvido para atender tanto quem está dando os primeiros passos na área cultural quanto profissionais que buscam se atualizar diante das novas diretrizes da legislação federal. A metodologia contempla desde a concepção da ideia até a estruturação técnica de projetos, considerando as atualizações trazidas pela Instrução Normativa MinC nº 23, de 5 de fevereiro de 2025.

Com linguagem simples e recursos de acessibilidade, o Ciclo promove a inclusão de participantes de diferentes regiões do país, ampliando as possibilidades de acesso a políticas públicas de fomento à cultura. A proposta é fortalecer a autonomia de artistas, produtores e gestores culturais, oferecendo ferramentas práticas para a estruturação de ideias e a elaboração de propostas dentro dos parâmetros legais exigidos.

“O Ciclo de Formação foi pensado para ser uma ponte entre o desejo de fazer cultura e a capacidade real de tirar projetos do papel. Queremos que artistas, produtores e gestores culturais de todo o país tenham acesso a ferramentas acessíveis, atualizadas e transformadoras, independentemente de onde estejam”, destaca Solanda Steckelberg, gestora cultural e fundadora do Instituto Tatajuba.

Conteúdo do Ciclo Formativo

A websérie é dirigida pelo cineasta Paulo Caldas e apresentada por Fernanda Vianna, atriz, diretora de teatro e produtora cultural. São três episódios que percorrem temas como arte e cultura enquanto motores da economia criativa, incentivos fiscais, o papel dos agentes culturais, apresentação de tópicos do guia didático, como utilizar o assistente virtual, entre outros. Os episódios contam ainda com dicas valiosas de profissionais experientes do setor cultural. Participam Samira Ávila, Maximira Luiza de Jesus e Jacqueline Silva.

O guia didático trabalha o tema de forma detalhada, apresentando todo o processo de elaboração de um projeto e seu cadastro na Lei Rouanet. O agente cultural pode acessá-lo ao fazer o cadastro no link disponibilizado em todos os capítulos da websérie. Já o ROBOIZINHO, cujo nome faz referência à tradição secular maranhense dos festejos de Bumba Meu Boi, funciona como um grande aliado e facilitador, auxiliando na organização e redação dos projetos. Com acesso via guia didático, ele é um assistente virtual que utiliza tecnologia chatbot — programa de computador projetado para simular uma conversa humana. Por meio da inteligência artificial GPT (Generative Pre-Trained Transformer) da OpenAI, o ROBOIZINHO interpreta as perguntas dos usuários e fornece respostas relevantes, especificamente para a formulação de um projeto cultural.

“O Instituto Cultural Vale entende que a cultura fortalece a economia, gera oportunidades e é ferramenta para o desenvolvimento social. Ao expandir seu ciclo de formação para o formato digital, o Movimenta Cultura multiplica seu alcance e democratiza ainda mais o acesso a informações sobre produção cultural, mecanismos de fomento e economia criativa, em conexão com a nossa atuação para apoiar quem faz a cultura acontecer”, diz a diretora executiva do Instituto Cultural Vale, Luciana Gondim.

O Ciclo de Formação 100% Digital e Gratuito soma-se às demais atividades do Movimenta Cultura 2025, como o aulão online sobre as mudanças na Lei Rouanet e as oficinas presenciais nos estados do Pará e Maranhão, ambos realizados em maio. Ainda este ano, o projeto abrirá inscrições para seis oficinas, nas cidades de Açailândia (MA), Buriticupu (MA), Itapecuru-Mirim (MA), Canaã dos Carajás (PA), Ourilândia do Norte (PA) e Parauapebas (PA), e vai realizar o II Seminário Movimenta Cultura: Territórios Criativos, em Açailândia (MA), dando continuidade aos debates iniciados em 2024. A proposta é fomentar reflexões a partir de experiências concretas que contribuem para o entendimento contemporâneo sobre territórios criativos e sua relação com as comunidades. Nesta segunda edição, o foco do Seminário será o reconhecimento e a construção desses territórios nas comunidades em transformação, valorizando manifestações culturais e artísticas locais, o fortalecimento de identidades regionais e o impacto dessas expressões na economia e no sentimento de pertencimento.

Trajetória do Movimenta Cultura

Em sua primeira edição, de abril de 2023 a março de 2024, o Movimenta Cultura realizou 61 oficinas voltadas à Gestão Cultural, circulando por 34 localidades, em 5 estados (Amazonas, Pará, Maranhão, Minas Gerais e Espírito Santo), e certificando 926 pessoas. Na edição de 2024, foram 413 pessoas certificadas, em sete oficinas presenciais no Maranhão e no Pará, uma oficina online com aulas ao vivo e o Seminário Territórios Criativos, com eventos em São Luís (MA) e em Canaã dos Carajás (PA). Como desdobramento, ocorreu ainda um bate-papo online aberto ao público, apresentando estudo de caso sobre cultura e criatividade enquanto ferramentas de transformação social e econômica.

Em 2025, o projeto fortalece seu propósito, ampliando a rede de conhecimentos, troca de experiências e oportunidades voltadas para a elaboração de projetos culturais. Itinerante e gratuito, o Movimenta Cultura é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, em parceria com o Instituto Tatajuba e realização do Ateliê 22, Ministério da Cultura e Governo Federal – Brasil, União e Reconstrução.

Sobre o Instituto Cultural Vale

O Instituto Cultural Vale acredita que a cultura transforma vidas. Por isso, patrocina e fomenta projetos em parcerias que promovem conexões entre pessoas, iniciativas e territórios. Seu compromisso é contribuir com uma cultura cada vez mais acessível e plural, ao mesmo tempo em que atua para o fortalecimento da economia criativa. Desde a sua criação, em 2020, o Instituto Cultural Vale já esteve ao lado de mais de mil projetos em 24 estados e no Distrito Federal, contemplando as cinco regiões do país. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está.

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/08/instituto-cultural-vale-e-movimenta-cultura-lancam-plataforma-para-facilitar-producao-de-projetos-culturais/