10 de janeiro de 2026
Investigados por desvio de R$ 56 milhões, prefeito e primeira-dama
Compartilhe:

O Ministério Público do Maranhão, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), encerrou nesta sexta-feira (9), as oitivas de todos os 21 investigados que estão presos no âmbito da Operação Tântalo II, que apura um esquema de corrupção envolvendo a Prefeitura e a Câmara Municipal de Turilândia.

O prefeito Paulo Curió e a primeira-dama Eva Curió foram ouvidos na terça-feira (6), ambos permanecerem em silêncio. Paulo e Eva foram os últimos investigados a serem ouvidos pelo Ministério Público do Maranhão (MPMA).

Oitivas

As audiências foram iniciadas na segunda-feira, (5), quando compareceram à Sala de Depoimentos do Gaeco, o médico Eustáquio Diego Fabiano Campos, a pregoeira Clementina de Jesus Pinheiro Oliveira, Gerusa de Fátima Nogueira Lopes (chefe do Setor de Compras), o contador Wandson Jonath Barros, a ex-vice-prefeita Janaina Soares Lima e o empresário Marlon de Jesus Arouche Serrão.

Na ocasião, os advogados de Clementina de Jesus Pinheiro Oliveira requereram o adiamento do depoimento, que foi remarcado para esta sexta-feira (9). Na quarta-feira (7), compareceram a vice-prefeita Tanya Karla Cardoso Mendes Mendonça e o empresário Hyan Alfredo Araújo Mendonça Silva.

Os depoimentos tiveram sequência nessa quinta-feira (8), quando compareceram à Promotoria de Justiça da Comarca de Santa Helena os vereadores: José Ribamar Sampaio; Mizael Brito Soares; Nadianne Judith Vieira Reis; Daniel Barbosa Silva; Savio Araujo e Araujo; Jose Luis Araujo Diniz; Gilmar Carlos Gomes Araujo; Josias Froes; Carla Regina Pereira Chagas; Inailce Nogueira Lopes e Valdemar Barbosa. Eles foram ouvidos pelos Promotores de Justiça integrantes do Gaeco por meio de videoconferência.

Tânia Mendes (vice-prefeita) e 11 vereadores de Turilândia estão envolvidos em desvios de dinheiro público, segundo o MP-MA (Foto: Reprodução)

A chefe do Setor de Compras, Gerusa de Fátima Nogueira Lopes, foi a única que respondeu a algumas perguntas dos integrantes do Gaeco. Os demais investigados permanecerem em silêncio, assim como Paulo e Eva Curió.

Após o encerramento das oitivas dos investigados presos, o Gaeco vai analisar todo o material apreendido e os elementos de provas decorrentes das demais cautelares deferidas pelo Poder Judiciário, ouvir os demais investigados e concluir o Processo de Investigação Criminal (PIC) com eventual oferecimento da denúncia.

* Fonte: MPMA

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2026/01/investigados-por-desvio-de-r-56-milhoes-prefeito-e-primeira-dama-de-turilandia-ficam-em-silencio-em-depoimentos-ao-mp/