
Essencial é discutir e encontrar caminhos para antecipar riscos, identificar oportunidades e construir estratégias sustentáveis que assegurem um desenvolvimento socioeconômico para o futuro da humanidade. Esta é a proposta do IV Encontro Maranhense de Economia (EME), que ocorrerá nos dias 4 e 5 de junho de 2025, em São Luís.
O evento é organizado em parceria pelo Departamento de Economia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e pelo Conselho Regional de Economia do Maranhão e pelo Governo do Maranhão, por meio do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC). As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia seis de junho pelo site: eme.ufma.br.
Intitulado “Mudanças Climáticas e Inteligência Artificial: Novos Desafios para o Desenvolvimento Socioeconômico”, o Encontro deste ano terá em sua programação de dois dias três minicursos, quatro mesas-redondas e apresentação de trabalhos científicos, com as atividades acontecendo no auditório do Centro de Ciências Sociais da UFMA, no campus do Bacanga.
A escolha do tema permitirá a formulação e o debate de propostas voltadas ao desenvolvimento sustentável, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), em especial no que se refere às ações de enfrentamento às mudanças climáticas globais.
O EME chega a sua quarta edição com a experiência de conectar especialistas, acadêmicos, empresários, gestores públicos, pesquisadores, estudantes e representantes da sociedade civil, reunidos em um espaço marcado pela diversidade metodológica e pluralidade teórica. As questões frequentemente abordadas envolvem política fiscal, comércio e indústria, conjuntura ambiental, econômica, agricultura, economia internacional e mercado de trabalho.
O EME tem o patrocínio do Conselho Regional de Economia do Rio de Janeiro e conta com apoio da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Maranhão (Sebrae/MA), da Associação Comercial do Maranhão e da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis e do Rio Poty.
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/05/iv-encontro-maranhense-de-economia-debate-crise-ambiental-revolucao-tecnologica-e-uso-da-inteligencia-artificial/