
indenização
Decisão do TRF-4 foi unânime e determina que ex-presidente remova conteúdo “discriminatório” de suas redes sociais
Jair Bolsonaro
crédito: Sergio Lima / AFP
16 de Setembro de 2025
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi condenado, por unanimidade, a pagar uma indenização de R$ 1 milhão por dano moral coletivo devido a falas racistas feitas durante seu mandato. A decisão, tomada nesta terça-feira (16/9) pela Terceira Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), também condenou a União no mesmo processo.
A ação foi movida pelo Ministério Público Federal (MPF) e pela Defensoria Pública da União (DPU) em julho de 2021. Além da indenização, a Justiça determinou que Bolsonaro retire de suas redes sociais o conteúdo considerado “discriminatório e intolerante”.
A condenação se refere a um episódio de 8 de julho de 2021, quando Bolsonaro, em um vídeo, comparou o cabelo crespo de uma pessoa negra a um “criatório de baratas” e fez uma referência ao vermífugo ivermectina. Segundo o MPF, esse tipo de manifestação viola normas constitucionais e internacionais e configura discriminação.
Leia também:
Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!
Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/09/jair-bolsonaro-e-condenado-a-pagar-r-1-milhao-por-falas-racistas/