Em seu melhor momento desde que ingressou no circuito profissional, o carioca João Fonseca, de apenas 19 anos, vive uma fase inesquecível. Neste sábado (25), o tenista garantiu vaga na grande final do ATP 500 da Basileia, na Suíça, e alcançou a 34ª posição no ranking da ATP, o melhor resultado de um brasileiro em mais de uma década.
Surpreso ao saber do feito, o jovem comemorou com humildade e orgulho.
“Eu não sabia disso. Achei que o Guga (Kuerten) ou até mesmo o (Thomaz) Bellucci tinham conseguido algo assim. Mas é um privilégio. É uma honra estar fazendo história para o Brasil, um país que eu amo muito, que eu adoro representar. É seguir fazendo história para o nosso país. Feliz de estar numa final, mas obviamente querendo esse título”, declarou Fonseca.
O último brasileiro a disputar uma final de ATP 500 havia sido Thomaz Bellucci, em 2010. A conquista de João reforça o bom momento do tênis nacional e confirma sua ascensão meteórica.
Iniciando o ano entre os 130 melhores do mundo, Fonseca subiu quase 100 posições em apenas dez meses — superando a meta inicial da equipe técnica, que era encerrar 2025 entre os 35 primeiros do ranking.
A final da Basileia é a segunda decisão do brasileiro em torneios de alto nível nesta temporada. Em fevereiro, ele já havia levantado o troféu do ATP 250 de Buenos Aires, seu primeiro título da carreira profissional.
Com carisma, talento e consistência, João Fonseca confirma o status de promessa transformada em realidade e mantém viva a tradição do tênis brasileiro nos grandes palcos do esporte mundial.
Fonte: Correio Braziliense
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/10/joao-fonseca-brilha-na-basileia-e-recoloca-o-brasil-entre-as-potencias-do-tenis-mundial/
