21 de agosto de 2025
Jogos eletrônicos estreiam no JEMs 2025 e marcam nova era
Compartilhe:

A grande novidade do JEMs 2025 foi a estreia da modalidade de jogos eletrônicos, que levou inovação, inclusão e muita emoção para a Arena Gamer. As partidas envolveram 12 equipes finalistas em disputas eletrizantes até a grande decisão.

Nessa segunda-feira (18), os campeões foram consagrados e entraram para a história como os primeiros vencedores da modalidade. A equipe de Presidente Vargas conquistou o título inédito, seguida por Coroatá em segundo lugar e Vargem Grande em terceiro.

Para o secretário de Esporte e Lazer, Celso Dias, a estreia representa um marco para os Jogos. “O JEMs é tradição no esporte educacional, mas também é um espaço para inovar e acompanhar as transformações da sociedade. Os jogos eletrônicos trazem a juventude ainda mais para perto do esporte, ampliando as possibilidades de inclusão, tecnologia e desenvolvimento social”, destacou.

O presidente da Federação de E-sports, Milton Ferreira, também ressaltou a relevância da nova modalidade. “O Maranhão sai na frente ao incluir os jogos eletrônicos no JEMs. Somos o primeiro estado do Nordeste a abraçar esse movimento e isso mostra o quanto estamos atentos às novas práticas esportivas que dialogam com os jovens”, afirmou.

Premiação das modalidades coletivas e do ParaJEMs

Além da estreia dos jogos eletrônicos, a semana também foi marcada pela cerimônia de premiação das modalidades coletivas e do ParaJEMs, realizada no palco do Espaço Agita JEMs, na Vila JEMs, no Centro Social de Servidores do Maranhão (Ipem).

Foram conhecidos os campeões da Série Ouro infantil (12 a 14 anos) nas modalidades basquete, futsal, handebol e voleibol, masculino e feminino. As equipes vencedoras, além do título estadual, conquistaram vaga para representar o Maranhão nos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s), que acontecem de 5 a 28 de outubro, em Uberlândia (MG).

No ParaJEMs, as disputas emocionaram o público na modalidade bocha, reforçando a importância da inclusão e da valorização dos paratletas dentro do maior evento de esporte estudantil do estado.

Estreante no ParaJEMs, o paratleta de Carutapera, Jaime Quadros conquistou o tão sonhado ouro na bocha. “É realmente emocionante porque eu disputei com pessoas experientes mas mesmo assim eu fui com garra e determinação e saí com a vitória”, disse o jovem.

Confira a premiação

BASQUETE

Feminino

1º Educallis – São Luís

2º Reino Infantil – São Luís

3º Colégio Militar Tiradentes – Imperatriz

Masculino

1º Educallis – São Luís

2º Remy Archer – Codó

3º Educator – São Luís

FUTSAL

Feminino

1º São José – São Luís

2º Moacir dos Remédios – Carutapera

3º Nohemia Almeida – Bacabal

Masculino

1º Benedita Saraiva – Miranda do Norte

2º Pequeno Príncipe – Urbano Santos

3º Anjos Aguiar – Barreirinhas

HANDEBOL

Feminino

1º Colégio Batista – Codó

2º Barbosa de Godóis – São Luís

3º Santa Maria Bertilla – Urbano Santos

Masculino

1º José Sarney – Timon

2º Pequeno Príncipe – Urbano Santos

3º ARTECEB – Imperatriz

VOLEIBOL

Feminino

1º Ebenézer – Açailândia

2º Colégio Militar Tiradentes – São Luís

3º Santa Terezinha – Imperatriz

Masculino

1° Dom Bosco – Imperatriz

2° Moacir Heráclito dos Remédios – Carutapera

3° José Sarney – Timon

*Fonte: Governo do Maranhão

Fonte: https://oimparcial.com.br/esportes/2025/08/jogos-eletronicos-estreiam-no-jems-2025-e-marcam-nova-era-no-esporte-estudantil-maranhense/