
O Mãos Solidárias, em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), lançou esse ano a Jornada de Alfabetização de Jovens e Adultos nas Periferias, iniciativa que visa alfabetizar cerca de 18 mil pessoas até o final de 2025. O projeto, que integra o Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na Educação de Jovens e Adultos, será realizado nas áreas periféricas de São Luís, Imperatriz e em todos os estados do Nordeste, além de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Dados do IBGE (2023) revelam que 9,3 milhões de brasileiros com 15 anos ou mais ainda não sabem ler ou escrever, dos quais 5,1 milhões vivem no Nordeste, onde a taxa de analfabetismo chega a 14%, bem acima da média nacional, de 5,4%. A desigualdade racial também se mostra evidente, com 7,1% de analfabetismo entre pessoas negras, em comparação com 3,2% entre pessoas brancas.
“A alfabetização é um direito básico e uma ferramenta essencial para a inclusão social e o exercício da cidadania. Com essa jornada, queremos não apenas ensinar a ler e escrever, mas também fortalecer a autonomia e a leitura crítica do mundo. Por isso, é tão importante unir forças entre o poder público, a educação pública brasileira e a sociedade civil organizada”, afirma Paulo Mansan, integrante da coordenação nacional da jornada e do Mãos Solidárias
As aulas, que terão duração de cinco meses e terão início em maio de 2025, utilizarão o método “Sim, Eu Posso”, desenvolvido pelo Instituto Pedagógico Latino-Americano e Caribenho (IPLAC) e aplicado no país desde 2006 pelo Movimento de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST). O processo pedagógico envolve mobilização, formação de equipes e acompanhamento pedagógico, contando com uma equipe de 1.300 pessoas, dos quais 1.250 serão alfabetizadores que atuarão diretamente nas comunidades.
Como participar?
Podem se inscrever pessoas com 15 anos ou mais que não estejam alfabetizadas, apresentem dificuldades na leitura e escrita ou que não estejam matriculadas na escola.
O projeto também está recrutando profissionais interessados em contribuir para a alfabetização dos participantes. Pessoas com ensino médio completo e disponibilidade de 20 horas semanais poderão atuar como educadores na jornada, participando diretamente do processo de aprendizado e recebendo uma bolsa mensal.
Como encontrar turmas perto de você?
Para garantir sua matrícula ou procurar turmas nas periferias de São Luís e Imperatriz, entre em contato com o Mãos Solidárias MA pelos seguintes canais:
● Instagram: @maossolidarias.ma
● WhatsApp:
○ Kassia: (98) 98446-8014
○ Cristiano: (98) 98560-9144
○ Rakell: (98) 98183-3737
Fonte: https://oimparcial.com.br/educacao/2025/04/jornada-de-alfabetizacao-de-jovens-e-adultos-nas-periferias-matriculas-abertas-em-sao-luis-e-imperatriz/