25 de novembro de 2024
Jornal O Imparcial sob nova direção
Compartilhe:

Prestes a completar um século de existência, o Jornal O Imparcial, que integra o complexo Diários Associados, está sob nova direção. A convite do comando nacional dos Diários, Célio Sérgio Serra Ferreira é o novo Diretor Executivo da empresa, em São Luís, novidade que foi comunicada oficialmente aos colaboradores da empresa e jornalistas convidados, em um almoço realizado na sexta-feira, 12, na sede de O Imparcial. 

O convite inicialmente veio do jornalista Pedro Batista Freire, que por várias décadas esteve à frente da presidência do Jornal. Em seguida, o presidente da Comissão Plenária do Condomínio Acionário das Emissoras e Diários Associados e presidente do “Estado de Minas”, Josemar Gimenez, formalizou, pessoalmente em visita ao Jornal O Imparcial no dia 21 junho, o convite para o cargo. 

É uma nova fase do nosso grupo aí no Maranhão, onde a gente tem uma história muito bonita e vencedora, e a gente acredita muito nesse processo todo. A nossa gratidão ao querido Pedro Freire pelo trabalho, ele continua como sócio, e a gente parte para nova frente com o objetivo de investir na mídia digital, e se consolidar cada vez mais nesse estado que é muito importante, não só para o Brasil, como para os Diários Associados.  Célio Sérgio é um profissional extremamente qualificado e desejamos a ele muita sorte e sucesso nessa empreitada”, disse Josemar Gimenez.

Guilherme Augusto Machado, Presidente da Comissão Executiva do Diários e Emissoras Associados, também se manifestou quanto à mudança de direção.

Em primeiro lugar gostaria de agradecer ao companheiro e amigo Pedro Freire por todos esses anos de trabalho à frente das nossas empresas, e em segundo, parabenizar o nosso companheiro Célio Sérgio, um profissional extremamente preparado e gabaritado, que construiu toda a sua carreira dentro do nosso grupo e que agora assume esse novo desafio. Estamos em momento de mudança para todas as empresas de comunicação, e nós, do Diários Associados, usaremos todo o apoio necessário para que O Imparcial continue crescendo, e sendo esse veículo de credibilidade e grande relevância não só para o estado do Maranhão, mas para o Brasil.

 O jornalista Pedro Batista Freire, que carrega uma história de 55 anos no Jornal  O Imparcial, iniciando como revisor no turno da noite,  chegando à presidência, considera que a confiança foi primordial nesse momento de transição de cargos. 

Nós trabalhamos com muita sinceridade e muita perspicácia para valorizar mais ainda os nossos companheiros que estão aqui há com a gente há  muito tempo, e fazer substituições importantes com pessoas que a gente já conhece, e que pode  confiar, tendo em vista tudo que já aconteceu até agora. Portanto, penso que a  atitude que   tomamos de fazer transferência de cargos é fundamental, e como não poderia ser outra pessoa, o Célio Sérgio,  já numa assembleia que nós fizemos, foi indicado para a diretoria executiva  pela larga experiência que ele tem,  pelo conhecimento, pela trajetória dele… Não tenho a menor dúvida que estamos entregando a parte de executiva do jornal para uma pessoa que naturalmente conhece todo o povo do jornal, e dará continuidade a esse trabalho, período que vou aproveitar e tirar minhas férias”, disse.   

Raimundo Borges, Diretor de Redação de O Imparcial, também deu as boas-vindas ao novo diretor.  “É um momento especial para a nossa empresa. Célio Sérgio está assumindo a diretoria executiva da Pacotilha e eu tenho todo o interesse que essa tomada de posição traga bons resultados para a nossa empresa. Eu estou muito feliz por ter participado da reunião que resultou na indicação dele. Tem todo o meu apoio, claro, com todo o respeito ao nosso presidente Pedro Freire, que deu a vida pelo nosso jornal. Ele pode contar comigo para a gente manter esse trabalho por um bom tempo. Vamos fazer o centenário do jornal O Imparcial juntos”, exaltou Raimundo Borges. 

Sobre Célio Sérgio

Antes Superintendente de Produção em Conteúdo do Jornal O Imparcial, Célio Sérgio Serra Ferreira, natural de São João Batista (MA), 54 anos, é jornalista designer, e começou em O Imparcial como diagramador há 35 anos. De lá para cá, passou por vários cargos e funções, sempre como foco na parte produtiva do jornal.

Ele contou que já há alguns anos Pedro Freire sinalizava que queria a empresa “tocada” por alguns funcionários. “Ele dizia isso, sempre que fazia discurso na empresa. Por último, ele resolveu realmente tirar um descanso, férias, digamos assim. Claro que ele vai ser sempre presidente da empresa porque ele é estatutário, como um sócio do grupo, então ele continua com o presidente. E aí foi feito um convite, do próprio Pedro Freire, e claro que isso dependeria de um aval também de Brasília. No dia 21 de junho a gente recebeu o presidente dos Diários Associados, em uma reunião com os gestores da empresa, onde foi feito o convite formal, para que eu assumisse a diretoria executiva, esse cargo de gestor da empresa”, disse Célio. 

Acompanhe os planos para o Jornal O Imparcial diante dessa mudança, em conversa que tive com Célio Sérgio. 

Célio Sérgio Ferreira

O que muda a partir de agora?

É um trabalho de renovação, porque a gente sabe o que o doutor Pedro fez,  durante todos esses anos à frente da presidência, acumulando as funções de presidente e de gestor, e agora ele está aproveitando para curtir sua família, cuidar da saúde. Agora estamos em processo de construção dessa nova situação e isso vai trazer umas revoluções dentro da empresa, que é o que estamos sendo orientados pelo grupo a fazer. Estamos indo a Brasília para fazer reunião de alinhamento de processos com os Diários Associados que vai ser um vínculo muito mais forte, a partir de então, porque o Pedro era um condômino, e eu sou Diretor Executivo. A função exige que eu faça os alinhamentos com Brasília. 

Como vai ser essa junção da parte produtiva e da parte administrativa?

Sempre trabalhei com a parte de conteúdo, agora a gente vai para o patamar de administração da empresa e isso engloba todo um trabalho de mercado, de produtos que devem ser trabalhados no Imparcial. Temos o jornal impresso, o digital, e O Imparcial Online que é outro produto nosso. O impresso é o nosso prime, e  vamos trabalhar também  o que está mais no mercado que são os produtos digitais. 

O jornal está prestes a completar 100 anos. Já dá para projetar como vai ser esse centenário? 

Não vamos dar spoiler, mas a gente já vinha trabalhando, como Superintendente de Conteúdos sobre o que vamos fazer nesse centenário, e agora vamos tocar com mais direcionamento. 

Como é que você recebeu esse convite? 

Foi um susto muito grande, porque assim, sabemos que o mercado da comunicação  e o jornalismo, de uma forma geral, está em uma metamorfose diária e isso atinge nosso negócio. Estamos em um processo de pulverização. Então, todo mundo hoje é veículo. No fim, você tem um mercado pulverizado e isso é muito preocupante para  a gente como uma empresa do tamanho de O Imparcial, que precisa crescer ainda mais. Esse é o nosso maior desafio: mostrar que comunicar, informar, todos podem, mas jornalismo é outra coisa. E esse é nosso diferencial. Fazer jornalismo é o que nos dá credibilidade no mercado, e  assim a  gente espera chegar com vivacidade ao centenário e partir para o bicentenário. É isso que o Grupo espera de mim.

O Imparcial faz parte dos Diários Associados, grupo fundado por Assis Chateaubriand. Entrou em circulação em 1º de maio de 1926 e desde então até hoje, é o jornal mais antigo em circulação do Maranhão. Em 1944, foi adquirido pelos Diários Associados de Assis Chateubriand, onde permanece até hoje.

Fonte: https://oimparcial.com.br/checamos/2024/07/jornal-o-imparcial-sob-nova-direcao/