5 de julho de 2025
Jornalista norte-americano elogia atendimento gratuito do SUS após acidente no
Compartilhe:

Durante uma visita ao Brasil, o jornalista Terrence McCoy, chefe da redação local do The Washington Post, compartilhou nas redes sociais uma experiência positiva vivida no país. McCoy relatou ter ficado surpreso com a gratuidade e a qualidade do atendimento prestado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O episódio aconteceu em Paraty (RJ), enquanto ele viajava com a família. Durante uma parada na estrada, ao manusear as bagagens, a tampa do porta-malas se fechou repentinamente e atingiu sua cabeça. Após o acidente, McCoy foi levado a um hospital público da região, onde recebeu atendimento médico completo — sem qualquer custo.

Acostumado ao sistema de saúde dos Estados Unidos, conhecido por seus altos preços, o jornalista demonstrou espanto e admiração pela existência de um serviço de saúde público e gratuito no Brasil.

“Eu estou no Brasil há seis anos e não tinha precisado do SUS até esse dia. Chamaram o SAMU e eu fui atendido. Passei seis horas em atendimento, sendo socorrido e fazendo exames. E tudo era de graça. Tomografia, raio-x, sutura. E a conta chegou a zero reais”, relatou em vídeo nesta sexta-feira (4).

Conforme o jornalista, o acidente resultou em perda de sangue e sentidos. “Esse tipo de tratamento não existe nos EUA. Mesmo para as pessoas que possuem um convênio médico. Você vai precisar pagar uma conta por tratamento emergencial”, destacou. 

Nos comentários da publicação, alguns internautas aproveitaram para ressaltar os pontos positivos do Brasil. “Nosso País é muito bom. E os brasileiros têm o péssimo costume em supervalorizar os EUA e a Europa e menosprezar a sua própria pátria. Lamentável”, desabafou um usuário.

“Sempre tem um com síndrome de vira lata pra criticar o SUS, realmente não é perfeito mas se tiver uma urgência não passa perrengue”, pontuou um segundo. 

*Fonte: Correio Braziliense

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/07/jornalista-norte-americano-elogia-atendimento-gratuito-do-sus-apos-acidente-no-brasil/