19 de novembro de 2025
Jovens estilistas lançam projeto Joias do Bairro
Compartilhe:

Eles são jovens, amantes da moda, negros, e se definem como stylists. Kadezynho (Stylist & estudante de Publicidade), Tharlisson Ribeiro (Produtor de Moda & Stylist) e Leonardo Rodrigues (Consultor de Moda & Stylist) lançam, nesta quinta-feira (20), dia da Consciência Negra, o projeto Joias do Bairro, reunindo criadores, artistas, stylists e agentes culturais que representam a força estética e simbólica dos seus bairros.

“‘O Joias do Bairro’ nasce como um projeto cultural e de moda urbana que busca registrar, valorizar e exaltar os talentos, identidades, estéticas e histórias que emergem das periferias — territórios onde a criatividade pulsa, a moda nasce espontaneamente e as narrativas visuais têm raízes reais”, diz um dos idealizadores do projeto, Kadezynho.

Foto: Izadora Gonçalves

Nesse projeto, os stylits mapeam e registram personagens reais da cena urbana, jovens e adultos entre 16 e 35 anos, conectados com moda urbana, cultura periférica, artes visuais, fotografia, audiovisual e movimentos identitários; além de construir imagens que conectem moda, identidade e território; e fortalecer narrativas periféricas desses atores.

“Selecionamos pessoas negras que vemos como potência no cenário cultural da cidade, que tem uma identidade única e que de certa forma se diferencia. S meta é a cada edição selecionar de quatro a 6 pessoas para mostrar ao público”, diz Kadezynho.

Foto: Izadora Gonçalves

A primeira edição desse projeto reúne talentos que expressam criatividade, autenticidade e potência cultural, como Akil Durans Dias, 22 anos, nascido no bairro Liberdade e morador do bairro Angelim.
“Sou modelo e dreamaker, mediador no Museu do Reggae. Os locs me ensinaram autoestima e hoje trabalho com essa estética. Completar 22 anos dentro desse projeto é especial demais.”

Márcio Henrique (Rick), de 22 anos e morador da Vila Bacanga, conta que moda e música sempre foram seu refúgio. “Venho de uma família de artistas e isso me move. Já fiz muito show pela cidade e quero voltar forte. Moda e música conversam — e eu sou esse encontro.”

Victor Gabriel (VT), conta que é “barbeiro, apaixonado por música e por curtir o centro com os amigos. Muito feliz por fazer parte dessa primeira edição — a primeira de muitas.” . O Felipe Daniel (Felps), de 24 anos, é do Bairro de Fátima, mas mora no Cohatrac. “Encontrei na moda um jeito de me expressar, fazer amigos e fortalecer minha autoestima.”

“Desde pequeno, vestir-se sempre foi mais do que rotina — era linguagem. Enquanto muitos seguiam padrões, eu já experimentava do meu jeito, misturando referências do skate, do surf e da rua”, conta Kadezynho, que em 2022 lançou a própria marca. “Em 2023, me formei como personal stylist pela EBAC e entendi que esse era meu caminho: ser fashion stylist”, completa.

O resultado desse projeto será mostrado ao público em formato audiovisual nas redes sociais do projeto já a partir deste dia 20 (quinta-feira), com o fashion filme da primeira edição. E no dia 05 de dezembro vai ocorrer evento de lançamento oficial do projeto, que ainda contempla oficinas e workshops envolvendo pessoas que movimentam o cenário artístico da cidade de São Luís nos segmentos moda, música, dança, dentre outros.

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/11/jovens-estilistas-lancam-projeto-joias-do-bairro/