
O Poder Judiciário da Comarca de Vara Única de São Bento realizou uma série de sessões do Tribunal do Júri na unidade, nos dias 25, 26 e 27 de março. As sessões ocorreram no salão do júri do Fórum de São Bento, e foram presididas pelo juiz substituto Felipe de Queiroz Vilarroel, que está respondendo pela unidade judicial. Na primeira sessão, o réu foi Wallace de Jesus Miranda, acusado de ter matado Raimundo Lucival Miranda, fato ocorrido em 20 de novembro de 2023, no Povoado Ladeira, zona rural de São Bento. Ele foi condenado a seis anos de prisão, pena a ser cumprida, inicialmente, no regime semiaberto.
As investigações apontaram que a polícia recebeu informações por telefone de que havia uma vítima de arma de fogo hospitalizada. Após se dirigirem ao local, tiveram informações de familiares de que o denunciado teria utilizado uma espingarda tipo “bate-bucha”. Denunciado e vítima moravam na mesma casa. Ao chegar na residência, os policiais encontraram Wallace no quintal, momento em que ele entregou a arma de fogo. Foi apurado, ainda, que o denunciado era usuário de álcool e drogas e sempre foi muito agressivo com seus familiares.
No dia 26, foi julgado Antônio Isaías Oliveira Filho, sob acusação de prática de crime de tentativa de homicídio, que teve como vítima Rosimar Silva Lobato. De acordo com a denúncia, o crime aconteceu em 14 de janeiro de 2022. Antônio Isaías foi absolvido pelo Conselho de Sentença. A polícia apurou que, na data citada, o denunciado teria tentado matar a vítima Rosimar, com agressões e arremessando pedras.
O inquérito policial apontou, ainda, que o denunciado e Rosimar iniciaram uma discussão, que teria terminado com a tentativa de homicídio. Conforme depoimentos de testemunhas, a vítima e o denunciado teriam mantido relações sexuais. Após o ato, Rosimar teria exigido dinheiro de Antônio, chegando, inclusive, a acertar uma facada no denunciado.
DESCLASSIFICAÇÃO PARA LESÃO CORPORAL
O terceiro júri da série, realizado no dia 27, apresentou como réu Samoel Dias Costa Leite, julgado sob acusação de prática de crime de tentativa de homicídio, que teve como vítima Messias de Jesus Costa Barbosa. Ao final, o Conselho de Sentença reconheceu a desclassificação do crime para lesão corporal, passando a competência do julgamento para o magistrado. Samoel recebeu a pena de quatro meses e 11 dias de detenção.
De acordo com a denúncia, em 3 de fevereiro de 2023, Samoel teria tentado contra a vida de Messias, com emprego de arma de fogo. Em depoimento, a vítima destacou que estava trafegando nas proximidades de uma borracharia no bairro da Matriz, quando foi surpreendido pelo denunciado, que surgiu disparando contra ele. Narrou que, após atirar, Samoel fugiu. Outra testemunha relatou que viu o momento em que o denunciado se aproximou da vítima e disse que iria matá-la.
*Fonte: Corregedoria Geral da Justiça
Fonte: https://oimparcial.com.br/justica/2025/03/judiciario-de-sao-bento-realiza-serie-de-juris/