
Nesta segunda-feira (4/7), o juiz Douglas de Melo Martins, do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) determinou o afastamento cautelar dos dirigentes da Federação Maranhense de Futebol (FMF) e do Instituto Maranhense de Futebol (IMF).
A decisão judicial, informada na noite de hoje, nas redes sociais de Martins, também nomeia a Sra. Susan Lucena Rodrigues como administradora provisória, com atribuições de:
- Realizar o levantamento completo da situação financeira, patrimonial, documental e contábil da FMF e do IMF;
- Promover a regularização da gestão, com ênfase na transparência e na devida prestação de contas;
- Conduzir, até o fim de sua designação, novo processo eleitoral para escolha da diretoria, assegurando ampla publicidade e participação dos filiados.
A decisão suspende os efeitos jurídicos das Assembleias realizadas em janeiro de 2025, inclusive no que se refere à aprovação de contas e à reforma estatutária. Ainda determinou-se que ambas as entidades mantenham, em portal eletrônico de fácil acesso, todos os atos institucionais e documentos dos últimos cinco anos.
Esta medida visa garantir lisura, transparência e legalidade na condução das entidades responsáveis pela organização do futebol maranhense. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) foi regularmente intimada.
Durante os trâmites judiciais, quem estará responsável por ambas instituições será a advogada e diretora da Casa da Mulher Brasileira do Maranhão, Susan Lucena.
“A gente vai fazer esse diálogo com muita paciência, com muita seriedade e fazer com que o nosso esporte possa sentir esse efeito, possa ser potencializado em razão disso. E é esse o objetivo dessa missão que me foi dada”, explicou.
A advogada, que não faz parte da atual diretoria, ainda afirmou que após o período determinado, ela não pretende disputar a presidência das instituições. “O objetivo é, nesse prazo de 90 dias, conseguir obter informações, criar um plano de trabalho, ver a questão regimental, organizar a Federação, para que ela possa ser devidamente conduzida por quem virá a ser eleito”, finalizou Lucena.
Fonte: https://oimparcial.com.br/esportes/2025/08/juiz-afasta-membros-do-instituto-e-federacao-maranhense-de-futebol-nova-administradora-e-nomeada/