
O juiz, acadêmico e escritor Osmar Gomes dos Santos recebe os amigos e a imprensa para um jantar de lançamento de sua candidatura à presidência da Academia Ludovicense de Letras (ALL), nesta sexta feira, 19, no restaurante NUMAR, Península da Ponta D’Areia.
Estarão presentes membros da ALL, onde, na oportunidade será lançado o seu plano de gestão para o biênio 2026/2027, que tem como intuito fortalecer e expandir a atuação da entidade, incentivando a produção literária, o acesso à leitura e fomentando a cultura local e regional. Também é prioridade para o magistrado promover intercâmbio cultural com países de língua portuguesa e nações que mantêm vínculos históricos com São Luís, como Portugal, Espanha, França e Inglaterra.
“Nossa proposta é fazer uma gestão participativa, fortalecendo a Academia Ludovicense de Letras como um instrumento para a produção cultural e literária, e que chegue a todos os públicos, promovendo a inclusão social, principalmente às comunidades menos favorecidas, utilizando todas as plataformas digitais de comunicação e demais meios, com ações e iniciativas que fomentem a formação de novos leitores e escritores, e o conhecimento da rica literatura produzida em nossa São Luís. Para isso, vamos buscar, também, parcerias com os poderes público e privado”, declarou o magistrado.
A eleição acontece no próximo mês de novembro e a posse ocorrerá no início de 2026, quando a Academia Ludovicense de Letras completa 13 anos de existência. O candidato, que ocupa a cadeira de nº 14, tem dialogado e já conta com o apoio dos demais membros da ALL, especialmente do atual presidente Sanatiel Pereira e de todos os ex-presidentes. Ele ressaltou que “pretende conduzir uma gestão democrática, voltada para gerar impactos duradouros na cultura da capital e de todo o Maranhão”.
Sobre Osmar Gomes
Juiz de Direito, titular da 2ª Vara da Fazenda Pública de São Luís, Osmar Gomes, 63 anos, nasceu no povoado Enseada Grande, município de Cajari (MA). Ele é autor de várias obras literárias, como “Janelas Para o Cotidiano”, “Nos Emaranhados das Crônicas”, “Crônicas Selecionadas”, “Lembranças e Emoções”, “Manual Prático do Candidato a Cargo Eletivo” e “Retalhos Diários”. É, também, coautor das obras: Antologia Pegasiane -Brasil/Albânia; Antologia Elos da Língua Portuguesa, Edições Cabo Verde e Guiné Bissau (com diversos autores de países de Língua Portuguesa); Revistas da Academia Maranhense de Letras Jurídicas e da Academia Ludovicense de Letras; Antologia da Academia Matinhense de Ciências, Artes e Letras e da Academia Literária do Maranhão, e tem várias poesias, poemas, artigos literários e científicos publicados.
Integra, além da ALL, a Academia Maranhense de Letras Jurídicas (AMLJ); Academia Literária do Maranhão (ALMA) e Academia Matinhense de Letras. E ainda é membro correspondente da Academia Barreirinhense de Letras e da Akademia Alternative Pegasiane-Brasil-Albânia.
Ele já participou de diversos eventos literários e jurídicos, nacional e internacional, inclusive lançando suas obras em bienais internacionais do livro, como as de São Paulo e do Rio de Janeiro, elevando a essência cultural e literária da capital maranhense e da ALL.
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/09/juiz-osmar-gomes-lanca-candidatura-a-presidencia-da-academia-ludovicense-de-letras-nesta-sexta-feira-19/