2 de abril de 2025
Justiça condena acusado de perseguir e matar homem na Av.
Compartilhe:

O 2º Tribunal do Júri de São Luís condenou Eugênio Sousa Lindoso a 12 anos, cinco meses e 19 dias de reclusão, pelo assassinato de Gleysson Lindoso Martins, a golpes de faca, na madrugada do dia 25 de novembro de 2022, na Avenida dos Africanos, próximo ao bairro Sítio Leal, região do Coroadinho. Após o julgamento, nessa segunda-feira (31), no Fórum Desembargador Sarney Costa, localizado no Calhau, o réu foi levado para a Penitenciária de Pedrinhas, onde deve cumprir a pena, inicialmente em regime fechado.

O juiz titular da 2ª Vara do Júri, Clésio Coelho Cunha, que presidiu o julgamento, negou ao acusado o direito de recorrer da decisão em liberdade e decretou sua prisão. Durante a sessão foram ouvidas seis testemunhas, entre elas familiares da vítima e pessoas que estavam no local no momento do crime.

Durante interrogatório, Eugênio Sousa Lindoso confessou a autoria do delito e disse que estava alcoolizado no momento do crime. Contou também que não conhecia a vítima.

O Conselho de Sentença, por maioria de votos, reconheceu a materialidade e autoria dos fatos relatados na denúncia e decidiu que Eugênio Sousa Lindoso cometeu o crime de homicídio consumado, qualificado por motivo fútil e pelo emprego de recurso que dificultou a defesa da vítima. Réu e vítima trabalhavam como motoristas.

Em relação às circunstâncias do crime, o magistrado ressaltou, na sentença, que Gleysson Lindoso Martins deixou duas filhas menores de idade à época dos fatos, que presumivelmente sofreram severos danos, tanto psicológico como econômico, em razão da ausência do pai na fase de desenvolvimento, o que em nada beneficia o acusado. Também destacou que o comportamento da vítima em nada contribuiu para a prática delitiva.

Durante depoimento, testemunhas contaram que no dia do crime viram o acusado perseguindo a vítima na rua. Conforme um dos depoimentos, após cerca de 20 minutos Eugênio Sousa Lindoso retornou e uma pessoa passou dizendo que havia um homem morto próximo ao local. Ainda de acordo com testemunhas, antes do crime acusado e vítima consumiam, em mesas separadas, bebida alcoólica em um bar naquela região. Em determinado momento, Eugênio Sousa Lindoso foi até Gleysson Lindoso Martins e pediu para ficar na mesma mesa com a vítima que não aceitou. O acusado foi para casa, retornando em seguida.

Ao retornar ao bar, o acusado foi novamente até a mesa onde a vítima se preparava para ir embora e lhe desferiu dois golpes de faca. Conforme testemunhas, Gleysson Lindoso Martins saiu correndo em direção a um posto de gasolina e foi perseguido por Eugênio Sousa Lindoso. A vítima caiu na avenida e recebeu mais golpes de faca, morrendo no local.

* Fonte: TJMA

Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!

Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/04/justica-condena-acusado-de-perseguir-e-matar-homem-na-av-dos-africanos-em-sao-luis/