16 de agosto de 2025
Justiça mantém prisão preventiva de influenciador Hytalo Santos e do
Compartilhe:

A Justiça de São Paulo decidiu manter a prisão preventiva do influenciador paraibano Hytalo Santos e de seu marido, Israel Nata Vicente, após audiência de custódia realizada neste sábado (16). O casal havia sido detido na sexta-feira (15), em uma residência em Carapicuíba, na Grande São Paulo, sob suspeita de exploração e exposição de crianças e adolescentes em conteúdos destinados às redes sociais.

Segundo o delegado Fernando David de Melo Gonçalves, do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), os dois tentavam deixar o Brasil, o que reforçou a necessidade da prisão. Na operação, foram apreendidos oito celulares, quatro com cada um dos investigados, e um veículo Land Rover registrado na Paraíba. Outras oito pessoas estavam no imóvel, mas foram liberadas por não possuírem pendências judiciais. Parte delas, conforme a polícia, trabalhava como assessores do influenciador.

O trajeto entre Bayeux (PB), onde Hytalo tem residência, e Carapicuíba (SP) é de aproximadamente 2,8 mil quilômetros e teria sido percorrido em cerca de 40 horas. Após a audiência, a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) não informou para qual presídio o casal será transferido antes do recambiamento para a Paraíba.

Defesa fala em prisão “ilegal”

A defesa de Hytalo Santos afirmou que ingressou com pedido de habeas corpus para revogar a prisão preventiva. O advogado Felipe Cassimiro classificou a decisão como “genérica e ilegal”. Em nota, os representantes legais sustentaram a inocência do influenciador. “Reafirmamos que Hytalo Santos sempre se colocou à disposição das autoridades. Confiamos no devido processo legal e na sensatez do Poder Judiciário”, declarou a defesa.

Investigações em andamento

O caso é apurado pelo Ministério Público da Paraíba (MP-PB) e pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), envolvendo suspeitas de exploração infantil, trabalho artístico irregular de menores, tráfico de pessoas e produção de conteúdos considerados de “adultização” de crianças e adolescentes.

A investigação ganhou repercussão após denúncias feitas pelo youtuber Felca, que possui mais de 4 milhões de inscritos, mas já estava em andamento desde 2024. Na época, vizinhos denunciaram à promotoria de Bayeux que adolescentes participavam de festas em residências do influenciador, com consumo de álcool e topless. Em João Pessoa, há também apurações sobre suposto incentivo à emancipação de menores em troca de presentes, como celulares.

Decisão judicial

O juiz Antônio Rudimacy Firmino de Sousa, da 2ª Vara de Bayeux, foi quem expediu os mandados de prisão preventiva. Em sua decisão, apontou “fortes indícios” de crimes como tráfico de pessoas, exploração sexual, trabalho infantil artístico irregular e constrangimento de crianças e adolescentes.

O magistrado destacou ainda que o casal teria destruído provas, esvaziado imóveis e ocultado bens, numa tentativa de comprometer o curso das investigações. “As condutas revelam uma ação coordenada para comprometer o curso regular da investigação e prejudicar a eficácia do trabalho investigativo”, escreveu.

Medidas judiciais

Bloqueio das redes sociais de Hytalo Santos;

Desmonetização de vídeos já publicados;

Proibição de contato com os adolescentes citados no processo;

Busca e apreensão de celulares e computadores em sua casa em João Pessoa.

Atuação do MPT

O Ministério Público do Trabalho também acompanha as apurações. Segundo o procurador Flávio Gondim, já foram analisados mais de 50 vídeos e colhidos mais de 15 depoimentos de pessoas que trabalharam com o influenciador.

“O material demonstra, de forma clara, a utilização de menores em conteúdos com situações irregulares e possíveis violações de direitos”, afirmou Gondim.

Enquanto isso, a defesa nega todas as acusações e afirma que Hytalo “jamais compactuou com qualquer ato atentatório à dignidade de crianças e adolescentes”.

Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!

Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:

Leia também:

Fonte: https://oimparcial.com.br/brasil/2025/08/justica-mantem-prisao-preventiva-de-influenciador-hytalo-santos-e-do-marido-em-sao-paulo/