O kitesurfista maranhense Bruno Lobo inicia a temporada de 2026 com a disputa do evento-teste do Campeonato Mundial de Vela de 2027, cujas regatas serão realizadas entre segunda-feira (26) e sexta-feira (30), em Fortaleza (CE). Bruno quer conquistar um grande resultado na competição, que reunirá atletas de 32 países, e intensificar o planejamento para a disputa dos Jogos Olímpicos de 2028, em Los Angeles, nos Estados Unidos.
O evento-teste do Mundial de Vela é uma etapa técnica para confirmar Fortaleza como sede da competição, que será a primeira seletiva olímpica da Fórmula Kite na temporada de 2027.
Durante o evento, oficiais internacionais e a Federação Internacional de Vela (World Sailing) vão avaliar raias, locais de competição, operação em terra e toda a gestão de água. Além de destacar a possibilidade de disputar uma vaga olímpica no Brasil no próximo ano, Bruno Lobo ressalta que o evento-teste é uma ótima preparação para os desafios da temporada de 2026.
“Fiz um bom bloco de treinos em Fortaleza, está tudo bem alinhado, estou me sentindo muito bem e confiante. O evento-teste é uma competição de ótimo nível técnico, reunindo atletas de todo o mundo, será um bom começo para um ano de muitas competições importantes já no primeiro semestre, como o Troféu Princesa Sofia, em março, na Espanha, e o Mundial de Fórmula Kite, que será em maio, em Portugal. Mais uma vez, agradeço aos meus patrocinadores e equipe técnica por todo o apoio para que eu possa representar o Maranhão e o Brasil em mais um desafio importante. Conto com a torcida de todos”, declarou Bruno Lobo.
Após a cerimônia de abertura neste sábado (24), o evento-teste do Mundial de Vela terá início na segunda-feira (26), com cinco dias de regatas em três bases estratégicas de Fortaleza: Iate Clube, Marina Park Hotel e Aterro da Praia de Iracema. A competição terá atletas de quatro classes olímpicas: além da Fórmula Kite, onde Bruno Lobo compete, haverão disputas nas categorias ILCA 6, ILCA7 e iQFoil.
Últimos resultados

Bruno Lobo inicia 2026 com o objetivo de manter a sequência de grandes resultados nos principais eventos nacionais e internacionais de Fórmula Kite. Na última temporada, o kitesurfista maranhense ficou em 13º lugar no Campeonato Mundial de Fórmula Kite, realizado na Praia de Poetto, em Cagliari, na Itália. Com esse desempenho, Bruno garantiu a 2ª melhor campanha entre os representantes das Américas.
Também em 2025, Bruno Lobo teve uma ótima performance no Campeonato Europeu de Fórmula Kite, que foi disputado em Urla, na Turquia. Brigando por posições de destaque desde as primeiras regatas, o kitesurfista maranhense avançou às quartas de final em 6º lugar, mesmo sofrendo uma lesão no decorrer da competição, e encerrou o Europeu na 7ª colocação, sendo o melhor atleta das Américas na disputa.
O Campeonato Europeu de Fórmula Kite foi a primeira competição de Bruno Lobo após uma temporada histórica em 2024. Além de garantir o sexto lugar da Fórmula Kite nos Jogos Olímpicos de Paris, cujas regatas ocorreram na Marina de Marselha, no Sul da França, Bruno foi eleito o melhor atleta da vela na 25ª edição do Prêmio Brasil Olímpico, que é considerado o Oscar do Esporte Brasileiro e homenageia os principais esportistas do país por seus resultados na temporada.
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2026/01/kitesurfista-bruno-lobo-abre-temporada-2026-com-foco-em-los-angeles-2028/
