
No dia 12 de outubro, chega às plataformas digitais a nova música IA IA, de César Nascimento. O cantor e compositor dá uma nova perspectiva ao relacionamento entre humanidade e Inteligência Artificial, que é, na verdade, mais um capítulo da antiga discussão sobre o quão substituível é o ser humano, diante dos avanços tecnológicos.
O artista traz uma contribuição singular ao debate sobre IA, e isso acontece através da cultura maranhense. O arranjo é peça fundamental nisso. Com produção musical e arranjos do próprio César, IA IA tem como base o ritmo Lelê, típico da cidade de São Simão, no Maranhão.
“Encomendei, com o percussionista e artesão Zé Pretinho, direto do Maranhão. O tambor ‘marcação de mão’, típico desta manifestação artística, para se juntar a outros instrumentos utilizados nas gravações de IA IA, com a intenção de torná-la o mais orgânica e natural possível. A música tem também participações especialíssimas nos vocais de Renata Gaspar, Ícaro Gaspar e Gabriela Nascimento”, explicou César.
A concepção artística e de imagens de referência são do artista visual Vital Barbosa e a direção de roteiro, vídeo e animação (IA + Edição) são de Damasio Neto com produção da Midivx – Comunicação e Tecnologia.
IA IA estará em breve em todas as plataformas digitais. O pré-save da música já está disponível pelo link a seguir: https://onerpm.link/328129277486
Fonte: https://oimparcial.com.br/entretenimento-e-cultura/2025/10/lancamento-de-cesar-nascimento-educa-inteligencia-artifical-musica-aborda-ia-com-leveza/